As queimadas no Brasil ocorrem naturalmente em partes dos biomas, especialmente no Cerrado, ecossistema que é acometido com pelo menos 35.000 focos de queimada anuais, suscitadas por descargas elétricas aliadas à baixa umidade do ar. No entanto, a irresponsabilidade de muitos agricultores que justificam incêndios ilegais com os fenômenos naturais nestas áreas, no intuito de introduzir pastagens para o gado se alimentar, agrava substancialmente o efeito estufa e o nível de poluentes na atmosfera. Esta liberação de contaminantes ocasiona a destruição do meio e eleva a incidência de enfermidades crônicas. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, em 2019 o número de problemas respiratórios diagnosticados aumentou em mais de 30%, fato que pode ser decorrente da liberação de poluentes gerados pelas queimadas.
É possível, a priori, perceber que as queimadas comprometem a economia nacional, visto que estas destroem os recursos naturais. A posteriori, os poluentes gerados por estes incêndios contribuem consideravelmente para a degradação de patrimônios públicos, uma vez que os gases oriundos da queima de matéria junto com a água originam substâncias corrosivas, por exemplo ácido sulfúrico, que quando precipitam causam diversos danos tanto aos bens materiais quanto a própria natureza, com a acidificação de solos e cursos d’água.
Retomando o pensamento hegeliano, é somente a partir desta destruição ambiental, tese; que surge em contrapartida a consciência ambiental, antítese; por todas as parcelas populares, principalmente os mais jovens. Em suma, é vital a tomada de medidas governamentais aliadas aos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente para a solução da problemática supracitada, com a criação de propostas que nos levem a repensar o nosso desenvolvimento agroindustrial, levando em consideração os estragos causados pelos incêndios criminosos. Também é preciso atentar às nossas práticas de consumo, visando a criação de um projeto ambiental que altere a atual conjuntura e fomente a geração de uma nova relação com a natureza, sendo esta mais equilibrada, mais consciente e menos destrutiva, formando assim uma nova síntese.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 164
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.