Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#63236
O influenciador Luccas Neto - dono de 30 milhões de seguidores no YouTube - produz vídeos para o público infantil e possui diversos produtos, relacionados ao seu canal, à venda. Dessa forma, muitas crianças - sobretudo brasileiras - que o acompanham, bem como, também, assistem a desenhos animados e propagandas na televisão, por não possuírem um discernimento mental formado, tornam-se reféns do consumismo. Assim, cabe discutir a respeito do que se trata e os efeitos dessa publicidade: conteúdo de atração para menores, o qual gera o vício de compra.

Nesse sentido, é importante pensar em como essa publicidade acontece. Sob essa perspectiva, a pequena Himawari (personagem do "anime" Boruto), em um episódio, vê, à venda, um boneco na televisão e faz de tudo para os seus pais comprarem. Paralelamente à ficção, muitas crianças brasileiras deparam-se, diariamente, com desenhos e propagandas televisivas voltadas a elas, as quais, na maioria das vezes, divulgam produtos, a partir do conteúdo amado, para, calculadamente, atiçar a vontade de obtê-los. Além disso, essa comercialização infantil também aparece nas mídias sociais, como no YouTube, que possui grandes canais - direcionados a menores - repletos de anúncios. Logo, esse tipo de publicidade alcança, facilmente, os pequenos.

Ademais, é viável a reflexão em relação aos efeitos desses conteúdos. A esse respeito, o livro "Mentes Ansiosas" - escrito por Ana Beatriz - ressalta a falta de discernimento mental nas crianças, principalmente, quando a pauta é aquilo que elas veem. Por isso, essas pequenas cabeças são influenciadas por várias cores, personagens engraçados e alimentos bonitos: elementos confirmados em publicidades desse meio. Em consequência, as mídias publicitárias cultivam o consumismo nos menores, construindo um vício em compras desnecessárias, uma imagem errada em relação ao valor do que é adquirido (afinal, lançam novidades constantemente) e, também, problemas de saúde - como a obesidade -, a partir de uma alimentação não saudável vista nas telas. Assim, esse tipo de entretenimento torna-se um malefício.

Dessarte, o Ministério das Comunicações, aliado ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, deve efetivar e executar, por meio de fiscalização intensa em relação a esses conteúdos comerciais arbitrários, o projeto de lei número 5.921 - já existente, mas negligenciado - que proíbe a publicidade infantil no Brasil. Dessa maneira, tal efetivação, com o fito de minimizar o cultivo dos pensamentos consumistas nas crianças do país, sendo aplicada na televisão, bem como nas mídias sociais, cortaria as vendas em cima de conteúdos direcionados aos pequenos, o que, ainda, os afastaria de alguns problemas de saúde. Em efeito, os menores não seriam mais alvos do comércio midiático, como o feito por Luccas Neto.

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 198

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 198

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#63238
Opa, @eurodrigo, claro!
Porém, não posso garantir um prazo, estou um tanto atarefada. Assim que possível, trarei observações sobre seu texto, será um prazer! :D

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#63239
Flaviaa escreveu:Opa, @eurodrigo, claro!
Porém, não posso garantir um prazo, estou um tanto atarefada. Assim que possível, trarei observações sobre seu texto, será um prazer! :D
Opa! Valeu, Flávia! Estarei no aguardo pela sua análise. Você é 10! ;)
Ah, e sobre o prazo não definido, relaxa, sem problemas! ^^

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#63240
eurodrigo escreveu: Opa! Valeu, Flávia! Estarei no aguardo pela sua análise. Você é 10! ;)
Ah, e sobre o prazo não definido, relaxa, sem problemas! ^^
Óia rapaz, ganhei meu dia. :lol:

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
0
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63288
Não tenho muito o que falar. Só cuidado com a pontuação, porque tem muita vírgula desnecessária. E na conclusão, faltou arrematar o tema antes de apresentar a intervenção.

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#63293
jherodrigues escreveu:Não tenho muito o que falar. Só cuidado com a pontuação, porque tem muita vírgula desnecessária. E na conclusão, faltou arrematar o tema antes de apresentar a intervenção.
Valeu pela análise, Jhe! Ah, se você puder sinalizar quais as vírgulas pontuadas como desnecessárias, eu agradeceria. Atualmente, venho seguindo os conselhos dos meus professores e, pelo jeito, têm muitos corretores do Enem reduzindo um nível na C1 por falta de vírgulas, mesmo em situações facultativas (já senti isso na pele com o Redação Online :?). É por isso que venho colocando vírgulas em construções onde a presença é puramente opcional, mas não incorreta, sabe? De todo modo, posso ter me equivocado em alguma colocação. Vou ficar de olho nisso! :oops:

Sobre o tema antes da proposta, de fato, por mais que não seja obrigatório, clareia o plano de texto. Você está certa. Vou considerar esse incremento nas minhas próximas redações. ;)

Aaaaah, e só mais uma coisinha: se puder pontuar... seria bacana. Thanks! :P

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63366
@eurodrigo, assim que eu tiver um tempinho analiso sua redação! :D
0
Avatar do usuário
Por Rochane
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63374
Oooi a sua redação está muito boa parabéns, porém é como a moça disse, vc fez o uso das vírgulas em momentos q n eram necessários, assim o texto fica muito "pausado" ksksk mas tirando isso esta ótimo ❤
Exemplos de momentos em q vc usou a vírgula sem precisar:
"Logo, esse tipo de publicidade alcança, facilmente, os pequenos". O certo seria "logo, esse tipo de publicidade alcança facilmente os pequenos." (Quando vc terminar de fazer sua redação, sempre leia ela levando em conta os acentos, assim você vai conseguir ver se a vírgula é necessária ou não, sempre que ficar muito pausada a frase, analise se é realmente necessário a vírgula ali, e também levando em conta as normas de acentuação, é claro).
Outro exemplo:
"Paralelamente à ficção, muitas crianças brasileiras deparam-se, diariamente, com desenhos e propagandas televisivas voltadas a elas, as quais, na maioria das vezes, divulgam produtos, a partir do conteúdo amado, para, calculadamente, atiçar a vontade de obtê-los." O certo seria: "Paralelamente à ficção, muitas crianças brasileiras deparam-se diariamente com desenhos e propagandas voltadas a elas, as quais na maioria das vezes divulgam produtos a partir do conteúdo amado para calculadamente, atiçar a vontade de obtê-los."
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
87 Exibições
por perfildebia
0 Respostas 
73 Exibições
por Lalabyrkive
0 Respostas 
68 Exibições
por liviavpa
0 Respostas 
64 Exibições
por Rivaldo
Publicidade infantil em questão no Brasil
por mandenha    - In: Outros temas
1 Respostas 
77 Exibições
por mandenha
A QUESTÃO DA PUBLICIDADE INFANTIL NO BRASIL
por mandenha    - In: Outros temas
4 Respostas 
206 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
62 Exibições
por BellaFelix
0 Respostas 
67 Exibições
por mariiaedua
0 Respostas 
49 Exibições
por Arthths
Publicidade infantil em questão no Brasil
por paulorob21    - In: Outros temas
0 Respostas 
24 Exibições
por paulorob21

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM