Em uma primeira análise, destaca-se a falta de respeito para com as pessoas e a falta de preocupação dos educadores brasileiros para as vítimas que sofrem com esse preconceito. De modo que, muitos que sofrem com esse ato doloroso, denunciam aos seus professores, diretores, e demais funcionários escolares, e, na maioria das vezes, infelizmente, são ignorados ou desacreditados. Fazendo com que os atos continuem e com que a vítima sofra cada vez mais.
Consequentemente, todo esse ‘bulliyng’ mexe com o psicológico da vítima, principalmente quando são contrariados ou desacreditados. Muitos chegam a se automutilar, alguns perdem a posse de suas faculdades mentais, ou em casos mais extremos, se matam. Infelizmente, esse preconceito tem ocorrido com mais frequência cada dia que passa. Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Nessa lógica, é mister que os profissionais educadores brasileiros impeçam que este ato continue acontecendo nas escolas do Brasil. Por meio de medidas que punam severamente aqueles que praticarem o ‘bullying’ com qualquer pessoa. Também é dever dos pais e/ou responsáveis que ensinem as crianças e adolescentes, á terem respeito pelas outras pessoas, independentemente de suas diferenças. Deste modo, se formará uma sociedade mais justa, menos preconceituosa, e que não impede o outro de ser feliz.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.