Em primeira análise, é essencial colocar em evidência a lentidão com que o Estado vem agindo. No mês de maio desse ano de 2021, uma foto mostrando uma indígena, ainda nova, agoniada e visivelmente desnutrida ganhou grande repercussão nas redes sociais. Além disso, foi divulgado que diversos jovens da tribo Yanomami, a qual a garota faz parte, sofrem também com carência alimentícia. Assim, nota-se um descaso grave do Governo Federal em relação às crianças e adolescentes do País.
Em segunda postura, o desmatamento das terras é outro fator que corrobora para a situação discutida, pois são esses territórios que podem ser utilizados na agricultura. Os garimpeiros ilegais na região norte, por exemplo, já destruíram uma área equivalente à cinco campos de futebol que poderia ter sida aproveitada pelos Yanomami. Ou seja, o fornecimento de alimentos para os jovens brasileiros é dificultado.
Então, o Governo Federal deve, por intermédio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, criar o programa "Comendo Saudável", que irá distribuir, no mínimo, duas refeições diárias para os jovens de famílias de baixa renda a fim de garantir seu direito presente na Constituição de 1988. Ademais, haverá a presença de nutricionistas no local estabelecido para as refeições, proporcionando exames e orientações sobre uma alimentação ideal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada