Primeiramente, é preciso salientar que a ausência pedagógica é uma causa latente da questão. Segundo Immanuel Kant, “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma falha no aprendizado. No que tange ao tema, um caminho para resolver a questão citada, é as instituições de ensino abordarem nas salas de aula medidas preventivas acerca das relações sexuais e suas consequências, visto que transcende a falta de informação. Logo, tornando sua resolução mais dificultada.
Em segundo plano, outro motivo para a configuração do obstáculo é o silenciamento. De acordo com Foucault, muitos assuntos são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, percebe-se um vazio em torno de debates sobre a carência de investimentos do governo em projetos a favor de diminuir o número de pais jovens no país, já que tais programas ajudariam na difusão da educação no que se refere ao sexo. Dessa maneira, os políticos não vêm cumprindo com o seu papel no sentido de reduzir esses acontecimentos.
Portanto, uma intervenção é necessária. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com Órgãos de defesa da saúde, promovam um espaço para rodas de conversa sobre a temática questionada e reivindiquem os direitos do Estatuto da Criança e do adolescente, por meio da mediação de líderes e representantes sociais. Esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de expandir conhecimento para a população. A partir dessas informações, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada