Avatar do usuário
Por Thamyres123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62107
Durante a década de 1970, surgiu o movimento reforma sanitária, formado na grande maioria por profissionais da saúde. Essa organização efetivou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), na constituição de 1988.Embora, esse programa atenda uma boa parte da população brasileira, ele necessita de melhorias no que diz respeito a falta de recursos para os hospitais e ao longo prazo de espera por atendimento.
Dessa maneira, a falta de recursos e má gestão são problemas relacionados ao acesso a saúde. Segundo o pensador – Elanklever-,‘’há muitos doentes e poucos hospitais’’. Um exemplo atual, é a pandemia da Covid-19 no Brasil, onde o número de infectados aumenta cada vez mais e os leitos dos hospitais estão sem capacidade para receber novos pacientes, tanto portadores do vírus, quanto de outras patologias. Outra problemática foi a escassez de oxigênio na cidade de Manaus, em janeiro de 2021, a falta de coordenação contribuiu para o aumento sucessivo de mortes acometidas pelo vírus.
Em consequência, da grande espera por atendimento, o quadro clinico de alguns pacientes se agravam. De acordo com o ‘’ site G1’’, o Tempo médio de espera para atendimento pelo SUS, é de um ano e 4 meses. Além disso, inclui-se nessa questão, a má distribuição de médicos no Brasil, principalmente em cidades do interior, onde não há diversidade de especialistas. Em consequência desse descaso, os pacientes sofrem com as comorbidades até serem chamados. Mais de um ano em espera, nos casos de cirurgias, pode levar a morte do paciente, antes mesmo do atendimento, pelo grau de seriedade da patologia.
Portanto, torna-se evidente, a necessidade de ajustes e melhorias no que diz respeito, ao acesso da saúde pública no Brasil. Sendo assim, cabe ao governo federal investir mais, em ações de atendimento ao SUS. Por meio da ampliação de hospitais e distribuição dos médicos de forma igualitária, nas diferentes regiões do país. Essas medidas podem ser feitas com ambulatórios específicos, para: cirurgias, pandemias e consultas. No caso dos profissionais de saúde, contratar um número maior e igual para cada unidade especifica. A fim de proporcionar o atendimento mais rápido e de qualidade para a população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por GabiNatali
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62274
Oi, essa semana está muito corrida, não vou poder corrigir.
0
Avatar do usuário
Por camis23
#62285
@Thamyres123, olá, bom-dia! posso sim corrigir sua redação.

Durante a década de 1970, surgiu o movimento da Reforma Sanitária, formado na grande maioria(Essa é uma expressão extremamente redundante, opte por outra) por profissionais da saúde. Essa organização efetivou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), na constituição de 1988. Embora, esse programa atenda a uma boa parte da população brasileira, ele necessita de melhorias no que diz respeito a falta de recursos para os hospitais e ao longo prazo de espera por atendimento.(Boa introdução)

Dessa maneira, a falta de recursos e má gestão são problemas relacionados ao acesso à saúde. Segundo o pensador Elanklever,‘’há muitos doentes e poucos hospitais’’. Um exemplo atual(Insira o conector), é a pandemia da Covid-19 no Brasil, onde o número de infectados aumenta cada vez mais e os leitos dos hospitais estão sem capacidade para receber novos pacientes, tanto os portadores do vírus, quanto de outras patologias. Outra problemática foi a escassez de oxigênio na cidade de Manaus, em janeiro de 2021, e a falta de coordenação contribuiu para o aumento sucessivo de mortes acometidas pelo vírus.(Você faz um parágrafo com um repertório, mas sua discussão é ínfima, basicamente sendo expositiva. Tente aprofundar as justificativas e consequências que norteiam a inobservância governamental, as justificativas e as consequências não só no que diz respeito a pandemia, mas a outros casos)

Em consequência(Insira o conector) da grande espera por atendimento, o quadro clinico de alguns pacientes se agravam. De acordo com o site G1, o tempo médio de espera para atendimento pelo SUS é de um ano e 4 meses. Além disso, inclui-se nessa questão, a má distribuição de médicos pelo Brasil, principalmente, em cidades do interior, onde não há diversidade de especialistas. Em consequência(Diversifique) desse descaso, os pacientes sofrem com as comorbidades até serem chamados. Mais de um ano em espera(Não seria necessário inserir um novo período, continue sua linha de raciocínio, mas insira um conector se for começar uma nova frase), nos casos de cirurgias, pode levar a morte do paciente, antes mesmo do atendimento, pelo grau de seriedade da patologia.(Aqui tem uma discussão mais razoável, porém note que suas afirmações acerca do tópico frasal tendem ao senso comum. A discussão trata nos parágrafos de argumentação precisam fugir disso a todo custo, se não, seu texto não se diferencia)

Portanto, torna-se evidente, a necessidade de ajustes e melhorias no que diz respeito, ao acesso da saúde pública no Brasil. Sendo assim, cabe ao Governo Federal o investimento em ações de atendimento ao SUS, por meio(Não crie um novo período, a não ser que vá inserir outro agente interventor) da ampliação de hospitais e da(Atente-se ao paralelismo) distribuição dos médicos de forma igualitária, nas diferentes regiões do país, e essas medidas podem ser feitas com ambulatórios específicos, para cirurgias, pandemias e consultas. No caso dos profissionais de saúde, contratar um número maior e igual para cada unidade especifica, a fim de proporcionar o atendimento mais rápido e de qualidade para a população.(Atente-se ao fato de criar um novo período exige a inserção de um conector para que você possa concatenar seus pensamentos. Além disso, a conclusão do texto pode ser feita, e eu sugiro fazendo uma retomada com o repertório utilizado na introdução, estabelecendo um paralelo)

COMENTÁRIO: Seu texto obedece parcialmente à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, atente-se aos desvios gramaticais, faça a revisão do seu texto assim que finaliza-lo. Segundo, insira conectores de forma diversificada e apropriada ao longo da produção, se não sua nota na competência 4 pode despencar. Terceiro, analise e aprofunde sua argumentação nos parágrafos 2 e 3. Por fim, tente organizar melhor as respostas as perguntas "quem? o quê? como? para quê?" na intervenção. No mais, com esforço e treino sua nota se alavancará consequentemente. :)
0
Avatar do usuário
Por camis23
#62308
@Thamyres123, por nada! precisando estamos aqui :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
264 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
103 Exibições
por Djulyn
0 Respostas 
118 Exibições
por Camillecsil
8 Respostas 
811 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
130 Exibições
por leticiam475
0 Respostas 
137 Exibições
por leticiam475
1 Respostas 
138 Exibições
por johngurgel
0 Respostas 
88 Exibições
por marilene233
0 Respostas 
87 Exibições
por KaylaAnjos
3 Respostas 
137 Exibições
por Roliver

O avanço da tecnologia e o aumento do uso d[…]

Segundo o Ministério da Saúde, natal[…]

Desde o iluminismo, entende-se que a uma sociedade[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM