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Por Laila333
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#61936
A Carta Magna de 1988 garante a todos o direito à educação e ao bem-estar social. Todavia a prática perturba teoria, uma vez que mais de 11 milhões de brasileiros não sabem ler e nem escrever.

Antes de tudo, é necessário constatar que se vive em uma sociedade mal estruturada, pois possui baixa infraestrutura, sendo assim, responsável por inibir o acesso à educação para determinados públicos. Isso ocorre em detrimento a desigualdade, a qual desde de muito novos, determinados grupos são obrigados a escolher entre o trabalho ou a escola. Esse pensamento persiste por conta da inoperância do governo que não promove uma acesso eficiente a educação, fazendo com que uma parcela da população brasileira não obtenha o ensino médio completo, e dessa forma contínua a propagar essa triste realidade.

Somado a esses fatores, tem-se a economia como um dos principais fatores para tal perspectiva, já que antes dos 15 anos os jovens ingressam no mercado de trabalho, evadindo assim, das instituições escolares com intuito de complementar a renda familiar.

Diante desses impasses, necessita-se urgentemente que o Tribunal de Contas da União em parceria com o Ministério da Educação e a Secad, direcione um capital que será investido em ações estrategistas, com intuito de dizimar a evasão escolar desde do princípio. Além disso, realizar palestras educacionais com doutores e mestres no eixo econômico e escolar, com a finalidade de alertar os indivíduos tantos jovens quanto os mais velhos, a necessidade de se concluir o ensino médio, visando assim um futuro econômico satisfatório. Dessa forma, em processo longo e gradual as problemáticas seriam solucionados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Laila333
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#61937
@camis23 olá boa noite, vc poderia corrigir minha redação, por favor??
Desde de já, agradeço.
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Por camis23
#61939
@Laila333, olá, boa-noite! posso sim corrigir sua redação.

A Carta Magna de 1988 garante a todos o direito à educação e ao bem-estar social. Todavia a prática perturba a teoria, uma vez que mais de 11 milhões de brasileiros(Insira a fonte dos seus dados) não sabem ler e nem escrever.(Primeiro, você não estabelece o paralelo entre seu repertório e a problemática na contemporaneidade. Além disso, você não aborda a tese, que são os fatores que fomentam a problemática e que serão discutidos nos parágrafos 2 e 3. Também, você insere dois repertórios, o que não se faz necessário. Foque em apenas um, que seja consistente e bem delimitado)

Antes de tudo,(Faça uso de outro conector para iniciar seu parágrafo, pois esse beira a oralidade) é necessário constatar que se vive em uma sociedade mal estruturada, pois possui baixa infraestrutura, sendo assim, responsável por inibir o acesso à educação para determinados públicos.(Você deveria iniciar seu parágrafo com o tópico frasal, que é um dos fatores expostos na tese e que será discutido no parágrafo) Isso ocorre em detrimento da desigualdade, a qual desde de muito novos determinados grupos são obrigados a escolher entre o trabalho ou a escola. Esse pensamento persiste por conta da inoperância do governo que não promove uma acesso eficiente a educação, fazendo com que uma parcela da população brasileira não obtenha o ensino médio completo, e dessa forma continua a propagar essa triste realidade.(Nesse parágrafo além de não ter o tópico frasal, você não faz uso de nenhum repertório para embasar sua fala, deixando sua discussão como se fossem só várias afirmações)

Somado a esse fator, tem-se a economia como um dos principais fatores para tal perspectiva, já que antes dos 15 anos os jovens ingressam no mercado de trabalho, evadindo assim, das instituições escolares com intuito de complementar a renda familiar.(Cadê o resto do parágrafo? Aqui você faz discretamente a inserção do tópico frasal, mas o delimite melhor. Entretanto, não houve nenhuma discussão em cima dele e nenhum repertório para embasar seu pensamento. Busque aprofundar sua argumentação. Procure consequências e justificativas para a ocorrência daquele imbróglio na sociedade)

Diante desses impasses, necessita-se urgentemente que o Tribunal de Contas da União, em parceria com o Ministério da Educação e com a Secad(Ao inserir determinada sigla pela primeira vez no texto, você precisa defini-la), direcione um capital que será investido em ações estrategistas, com intuito de dizimar a evasão escolar desde do princípio(Você não inseriu a forma como será desenvolvida essa ação, e falta o detalhamento no que deve ser realizado). Além disso(Aqui você deve inserir outro agente, já que inicie um novo período, já que insere novas ações, nova finalidade), realizar palestras educacionais com doutores e mestres no eixo econômico e escolar, com a finalidade de alertar os indivíduos, tanto os mais jovens quanto os mais velhos, quanto a necessidade de se concluir o ensino médio, visando assim um futuro econômico satisfatório. Dessa forma, em um processo longo e gradual as problemáticas seriam solucionadas(Atente-se à concordância verbal. Além disso, falta o detalhamento das ações no primeiro agente e a forma como devem ser desenvolvidas. No segundo agente, que não está estabelecido, também não estão definidas as formas que serão desenvolvidas as ações).

COMENTÁRIO: Seu texto obedece parcialmente à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, atente-se à construção da introdução, obedecendo rigorosamente aos elementos que a definem. Segundo, atente-se aos desvios gramaticais, sempre revise seu texto ao finaliza-lo. Terceiro, faça uso diversificado dos conectores. Quarto, invista na argumentação, aprofunde sua discussão e introduza repertórios nos parágrafos de argumentação, pois isso é imprescindível. Por fim, atente-se ao detalhamento da sua intervenção e veja se está respondendo as quatro perguntas essenciais "quem? o quê? como? para quê?". No mais, com esforço e treino sua nota se alavancará consequentemente. :D
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Por camis23
#61947
@Laila333, por nada! Precisando pode contar comigo :)
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