Antes de tudo, é necessário constatar que se vive em uma sociedade mal estruturada, pois possui baixa infraestrutura, sendo assim, responsável por inibir o acesso à educação para determinados públicos. Isso ocorre em detrimento a desigualdade, a qual desde de muito novos, determinados grupos são obrigados a escolher entre o trabalho ou a escola. Esse pensamento persiste por conta da inoperância do governo que não promove uma acesso eficiente a educação, fazendo com que uma parcela da população brasileira não obtenha o ensino médio completo, e dessa forma contínua a propagar essa triste realidade.
Somado a esses fatores, tem-se a economia como um dos principais fatores para tal perspectiva, já que antes dos 15 anos os jovens ingressam no mercado de trabalho, evadindo assim, das instituições escolares com intuito de complementar a renda familiar.
Diante desses impasses, necessita-se urgentemente que o Tribunal de Contas da União em parceria com o Ministério da Educação e a Secad, direcione um capital que será investido em ações estrategistas, com intuito de dizimar a evasão escolar desde do princípio. Além disso, realizar palestras educacionais com doutores e mestres no eixo econômico e escolar, com a finalidade de alertar os indivíduos tantos jovens quanto os mais velhos, a necessidade de se concluir o ensino médio, visando assim um futuro econômico satisfatório. Dessa forma, em processo longo e gradual as problemáticas seriam solucionados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.