Avatar do usuário
Por Erica1903
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61816
Intolerância religiosa

A Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 - defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão da intolerância religiosa. Nesse sentido, observa-se um delicado problema que tem como causas a negligência governamental e a criação de estereótipos dentro da sociedade
A priori, é imperioso destacar que a insuficiência de leis bloqueia no que concerne para que uma solução entre em vigor no problema. Para Hannah Arendt, pode considerar a diversidade como inerente à condição humana, de modo que os indivíduos deveriam estar habituados à convivência como diferente. Tal constatação é nítida na intolerância religiosa, visto que o preconceito religioso se encaixa no pensamento de Hannah, assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente.
Em paralelo, a precária relevância do Poder Público é um entrave no tange ao problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da intolerância religiosa, visto que é inserido na sociedade a marginalização em diversas religiões. Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Urge, portanto, que medidas estratégicas sejam criadas para reverter essa realidade. Para isso, o Poder Público deve investir na intolerância religiosa, por meio da destinação de verbas, a fim de reverter a supremacia de interesses mercadológicos que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada na mídia de massa para que a população tome conhecimento.
Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de debates acerca desse problema em âmbitos sociais, como, por exemplo, em escolas. Dessa forma, o Brasil poderá ter menos “cidadão de papel” como defendeu Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Erica1903
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61817
ALGUÉM POR FAVOR PONTUA A MINHA REDAÇÃO, JÁ FAZ UM MÊS QUE EU ENVIEI , MAS NINGUÉM CORRIGIU
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61819
Vou ler ;)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61829
Certo
Parcialmente certo
Errado
Ausência

Introdução
A Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 - defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação (Contextualização). No entanto, no cenário brasileiro atual(1), observa-se justamente o contrário, quanto à questão da intolerância religiosa <Exemplo, como isso acontece?] (Posicionamento). Nesse sentido, observa-se um delicado problema que tem como causas a negligência governamental e a criação de estereótipos dentro da sociedade (Bases argumentativas).

Comentário
(1) - Quando quiser se referir a algo do presente use "na contemporaneidade".
----> Esse parágrafo foi bem construído, apenas acredito que deveria especificar um pouco a gravidade da intolerância religiosa ou desenvolver um pouco mais a relação da contextualização com o posicionamento.

Desenvolvimento
1.
A priori(2) (Conectivo de ligação), é imperioso destacar que a insuficiência de leis (Tópico-frasal), que bloqueia no que concerne para que uma solução entre em vigor no problema. Para <Aqui o sujeito está sendo chamado para explicar, logo deve usar "Segundo"/"De acordo com"] Hannah Arendt(3), pode considerar a diversidade como inerente à condição humana, de modo que os indivíduos deveriam estar habituados à convivência como diferente (Repertório Legitimado). Tal constatação é nítida na intolerância religiosa, visto que o preconceito religioso se encaixa no pensamento de Hannah (Explicação da tese embrionária) <problema de coerência](4), assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente. (Conclusão do parágrafo)

Comentário
(2) - Evite usar "A priori" e "Primeiramente", em vez deles use "Em primeiro lugar" ou "Em primeiro plano", ambos transmite a ideia desejada.
(3) - É interessante colocar a profissão da autoridade citada.
(4) - Você disse no tópico-frasal "é imperioso destacar que a insuficiência de leis", logo trouxe a ideia que o problema está na legislação, porém quando você começa a explicar a tese você diz "Tal constatação é nítida na intolerância religiosa, visto que o preconceito religioso se encaixa no pensamento de Hannah" e seguida encerra o parágrafo, assim você não apresentou quais causas levam ao problema da legislação.
-----> Nesse parágrafo há poucos problemas, apenas recomendo que escolha quais serão as causas do seu problema antes de escreve o parágrafo de desenvolvimento.

2.
Em paralelo (Conectivo de ligação), a precária relevância do Poder Público <Qual dos?]é um entrave (Tópico-frasal) no tange ao problema <Não precisa ficar repetindo isso]. Nesse contexto, de acordo com Djamila Ribeiro(3), explica que <Retire essas palavras da oração] é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas (Repertório legitimado). Porém, há um silenciamento <Como acontece isso?] instaurado na questão da intolerância religiosa, visto que <evite repetir conectivo] é inserido na sociedade a marginalização em diversas religiões (Explicação embrionária). Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora. (Conclusão do parágrafo)

Comentário
------> Você precisar escrever quais são as causas do problema citado no parágrafo, tirando isso as demais estruturas estão bem colocadas.

Conclusão
Urge, portanto, que medidas estratégicas sejam criadas para reverter essa realidade. Para isso, o Poder Público <Qual dos?] (Agente) deve investir(5) contra na intolerância religiosa (Ação), por meio da destinação de verbas (Meio/modo), a fim de reverter a supremacia de interesses mercadológicos que impera (Finalidade). Tal ação pode, ainda, ser divulgada na mídia de massa para que a população tome conhecimento (Detalhamento). Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de debates acerca desse problema em âmbitos sociais, como, por exemplo, em escolas (Continuação do detalhamento). Dessa forma, o Brasil poderá ter menos “cidadão de papel” como defendeu Dimenstein. (Retorno ao repertório) :o :o :o Essa conclusão tá incrível.

Comentário
(5) - Você defendeu nos parágrafos de desenvolvimento que era algo ruim.
-----> Arrasou na conclusão, ela está super, mega, hiper, master, blaster perfeita.

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62428
Erica1903 escreveu:@3m1ly Muito obrigada :D
De nada :D

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
35 Exibições
por PaolaMR
0 Respostas 
69 Exibições
por marolinda
0 Respostas 
89 Exibições
por Rissia
0 Respostas 
101 Exibições
por Leleziasousa
0 Respostas 
65 Exibições
por Gna828287282
0 Respostas 
224 Exibições
por Kaianny
0 Respostas 
75 Exibições
por m1r3l4
1 Respostas 
158 Exibições
por outsiderXXX
0 Respostas 
77 Exibições
por namu
0 Respostas 
80 Exibições
por Guilhermey23

Você ja parou para pensar como é se v[…]

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM