Todos os dias no país tupiniquim a quantidade de resíduos descartados ultrapassa a marca de 200 mil toneladas nas quais mais da metade são de origem orgânica. Porém, apesar de existir uma prática caracterizada pela eficácia e facilidade ainda é pouco difundida e utilizada entre a população. Tal processo é conhecido como compostagem e consiste no uso de microrganismos como bactérias e fungos que atuam na degradação da matéria orgânica e pode ser usada para diversos fins como a nutrição de plantas e o melhoramento da qualidade dos solos.
Outro fator preponderante que contribui para a propagação desse quadro prejudicial é a pequena aderência entre as empresas por ações sustentáveis. Tais companhias responsáveis pela produção em larga escala fazem o uso de materiais altamente prejudiciais à natureza que levam centenas de anos para se degradarem e que associados ao exagerado consumo da sociedade tornam-se uma das maiores e mais preocupantes barreiras no que tange à preocupação ambiental e que deve ser superada o quanto antes.
Portanto, para conter o avanço da problemática medidas executáveis são essenciais. Desse modo, é fundamental que o Ministério do Meio ambiente juntamente com o Tribunal de Contas de União - órgão responsável pela administração das finanças do país - desenvolva programas que ofereçam benefícios e estimulem o corpo social ao uso da técnica da compostagem e crie incentivos fiscais á empresas que tenham condutas ecológicas favoráveis ao meio. Tais medidas a médio e longo prazo irão minimizar os impactos do problema e contribuir para que o objetivo da instituição ambiental seja atingido plenamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.