Avatar do usuário
Por Riansantos
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61680
O jornalista Gilberto Dimenstein ao escrever a obra "Cidadão de Papel", afirmou que a consolidação de uma sociedade democrática exige a garantia dos direitos fundamentais de um povo. No entanto, ao observar a questão da persistência da prática do racismo no Brasil, constata-se que esse direito não tem sido devidamente assegurado na prática. Com efeito, e imprescindível enunciar o aspecto sociocultural e a insuficiência legislativa como pilares da chaga.

Em primeira análise, torna-se evidente a influência do fator sociocultural. Sob tal perspectiva, é oportuno assinalar que, conforme o pensador Émile Durkheim, a sociedade deve ser analisada de maneira crítica e distanciada do senso comum. A proposta do sociólogo pode ser aplicada quando se verifica o estigma da herança colonial relacionado ao tratamento desumano empregado aos negros escravizados, o que tem influência direta às origens do racismo no Brasil. Destarte, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a consolidação de um país equânime.

Ademais, a ineficácia das leis corrobora com a persistência de vicissitude. A respeito, o filósofo grego Aristóteles afirmou que a função da política é promover a vida digna aos cidadãos. Nessa lógica, a conjuntura vigente contrasta o ideal aristotélico, posto que os números de crimes relacionados à injuria racial bem como as taxas de mortalidade entre a população negra apresentam um assentumento significativo ao longo dos anos, o que demonstra a violação dos direitos constitucionais em função da segurança e do bem-estar social. Assim, medidas devem ser tomadas pelas autoridades competentes, a fito de atenuar o revés.

Portanto, o imbróglio abordado necessita ser solucionado. Logo, a mídia, através de programas televisivos de grande audiência, deverá discutir o assunto com especialistas na área, com o o objetivo de expor as reais consequências do problema, apresentar visão crítica e orientar os expectadores a respeito do impasse. Em adição, o Congresso Nacional deverá formular artigos jurídicos para intensificar a punição àqueles que infringirem as leis contra a tese em questão. Feito esses pontos, com a visão crítica de Durkheim e a justiça de Aristóteles, o país deixará de ser uma "comunidade de papel" como enfatizou Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por XxDamastco
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61726
8 erros de gramática em uma primeira lida. Está muito boa, mas deveria empregar um dado estatístico no segundo desenvolvimento, pois é senso comum afirmar algo sem ser validado por algo/alguem,assim, menos nota. Bom, meus parabéns,ótima redação.
0
Avatar do usuário
Por camis23
#61752
@Riansantos, olá, boa-noite! posso corrigir sim. sei que já houve comentários, mas vou tentar contribuir :)

O jornalista Gilberto Dimenstein, ao escrever a obra "Cidadão de Papel", afirmou que a consolidação de uma sociedade democrática exige a garantia dos direitos fundamentais de um povo. No entanto, ao observar a questão da persistência da prática do racismo no Brasil, constata-se que esse direito não tem sido devidamente assegurado na prática. Com efeito, é imprescindível enunciar o aspecto sociocultural e a insuficiência legislativa como pilares da chaga.

Em primeira análise, torna-se evidente a influência do fator sociocultural. Sob tal perspectiva, é oportuno assinalar que, conforme o pensador Émile Durkheim, a sociedade deve ser analisada de maneira crítica e distanciada do senso comum. A proposta do sociólogo pode ser aplicada quando se verifica o estigma da herança colonial relacionado ao tratamento desumano empregado aos negros escravizados, o que tem influência direta nas origens do racismo no Brasil. Destarte, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a consolidação de um país equânime.(Na conclusão do parágrafo de argumentação você pode fazer a retomada do repertório que você inseriu no início, para evidenciar que ele corrobora sua fala. Na construção que você utilizou, você beira a antecipação da proposta de intervenção e isso é prejudicial a sua produção)

Ademais, a ineficácia das leis corrobora com a persistência da vicissitude. A respeito, o filósofo grego Aristóteles afirmou que a função da política é promover a vida digna dos cidadãos.(Estenda mais esse repertório, se aprofunde mais no pensamento do filósofo) Nessa lógica, a conjuntura vigente contrasta com o ideal aristotélico, posto que os números de crimes relacionados à injuria racial, bem como as taxas de mortalidade entre a população negra apresentam um assentimento(Foi esse vocábulo que você quis utilizar? Entendi que sua intenção era de inserir acentuamento) significativo ao longo dos anos, o que demonstra a violação dos direitos constitucionais em função da segurança e do bem-estar social. Assim, medidas devem ser tomadas pelas autoridades competentes, a fito de atenuar o revés.(Aqui faço a mesma ressalva do parágrafo anterior, quando indiquei uma das formas de se concluir o parágrafo, pois as construções que você fez uso podem beirar a antecipação da intervenção)

Portanto, o imbróglio abordado(Explicite ele) necessita ser solucionado. Logo, a mídia, por meio(O "através" costuma ser visto como uma construção de cunho informal) de programas televisivos de grande audiência, deverá discutir o assunto com especialistas na área, com o objetivo de expor as reais consequências do problema, apresentar visão crítica e orientar os expectadores a respeito do impasse.(Insira a finalidade das ações desse agente) Em adição, o Congresso Nacional deverá formular artigos jurídicos para intensificar a punição àqueles que infringirem as leis contra a tese em questão.(Aqui se caracteriza como outro agente, então você deve detalhar a forma como a ação deverá ser desenvolvida e a sua finalidade) Feito esses pontos, com a visão crítica de Durkheim e a justiça de Aristóteles(Aqui gostaria de deixar uma dica. Geralmente, na conclusão é mais aprazível você estabelecer a retomada só com o repertório utilizado na introdução), o país deixará de ser uma "comunidade de papel" como enfatizou Dimenstein.

COMENTÁRIO Seu texto obedece à estrutura dissertativa-argumentativa. Apenas algumas ressalvas devem ser feitas em relação aos desvios gramaticais, a construções que podem vir a prejudicar seu texto e a atenção ao detalhamento necessário na intervenção. No mais, você mostra domínio da produção e do tema, possui uma escrita em potencial, parabéns. :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
79 Exibições
por Yasoares
1 Respostas 
72 Exibições
por Ketylen
0 Respostas 
68 Exibições
por Laugab21
0 Respostas 
65 Exibições
por Gislaine098
0 Respostas 
115 Exibições
por Casn
0 Respostas 
69 Exibições
por Laracardoso
0 Respostas 
74 Exibições
por Marianagg
0 Respostas 
130 Exibições
por DaviTaveiras
7 Respostas 
1113 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
53 Exibições
por Victoriaevyy

Você ja parou para pensar como é se v[…]

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM