Todavia, a política de isolamento social é fundamental, mas gera obviamente impactos profundos na economia. Vamos manter o isolamento? Sim, é necessário. Mas temos que pensar que nem todos os cidadãos tem a capacidade de sobreviver isolados sem abrir o seu comércio e sem ter sua renda.
Diante do fato anterior, várias famílias que não possuem rendas extras além de seu próprio negócio, começaram a passar por dificuldades, e até mesmo pela fome. Contudo, o dilema entre a vida e a economia se torna difícil, porque sem a renda da economia para as famílias, fica difícil também para a população em geral se manterem vivas em suas casas. Na medida em que um grande número de pessoas precisam de ficar em suas casas, o movimento nas ruas, bares, cinemas, teatros, lojas, é repentinamente suspenso, por meio de decretos municipais e estaduais que estabelecem o fechamento de atividades não essenciais, acaba por reduzir absurdamente o faturamento das empresas, dessa forma um grande colapso econômico pode estar a caminho.
Portanto, a alternativa correta é a que salva o maior número de vidas possível, reduzindo ao máximo os impactos econômicos da quarentena. Diante disso, cabe ao estado brasileiro garantir recursos suficientes para os cidadãos e empresas sobreviverem com qualidade de vida durante a quarentena. O Ministério da Economia (ME) junto ao governo brasileiro deve garantir basicamente duas medidas econômicas amplas e urgentes: 1- Renda básica de cidadania a todos aqueles que não tenham recursos para se manter em casa. 2- Criar uma linha de crédito emergencial e automática com juros próximos a zero e longa carência para o início do pagamento para que as micro, pequenas e médias empresas possam seguir pagando salários e mantendo suas capacidades produtivas durante esses meses. As duas medidas combinadas com outras mais pontuais, seriam capazes de minimizar os impactos econômicos, garantindo que possamos fugir do falso dilema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.