indispensável no dia a dia da população. Ademais, são visíveis os benefícios
trazidos por ela entre vários os âmbitos da sociedade, na saúde, no transporte,
na educação e na comunicação. Entretanto, ainda há quem discorde da
veracidade dos estudos científicos, por exemplo, os movimentos antivacina e
terraplanistas. Portanto, a sabedoria adquirida através das análises científicas
é de suma importância na comunidade global.
Diante disso, no mundo contemporâneo, as tecnologias desenvolvidas
se tornaram aliadas no combate a vários problemas. Além disso, a exemplo da
vacina, a qual é uma das formas mais eficazes na prevenção das doenças a
ponto de, segundo a Fiocruz, erradicar a varíola e o poliomielite no Brasil.
Contudo, com a pandemia mundial do coronavírus, fez-se necessário o
aprofundado estudo e experimentação para a formulação do agente imunizante
para o combate ao contágio e ao número de mortos. Logo, é imprescindível o
incentivo à pesquisa, de forma que haja avanços tecnológicos e
desenvolvimento de novas técnicas.
Além do mais, existem certos grupos que são contrários às afirmações
científicas. Perante a isso, essas comunidades, por exemplo, os antivacinas
não acreditam na eficácia dos imunizantes e os terraplanistasnegacionam a
forma esférica da Terra. Ante a isso, a Revolta da Vacina e o documentário “A
Terra é Plana” presente na Netflix, apenas evidenciam a falta do estímulo do
lado crítico, o qual permite reconhecer a veracidade das afirmações feitas pelos
estudiosos. Desta maneira, é evidente a necessidade do incentivo à leitura de
artigos científicos.
Afinal, medidas devem ser tomadas para haver o melhor incentivo à
pesquisa e entendimento sobre as constatações científicas. Dessa maneira,
tanto o MEC quanto o Ministério da Saúde devem agir, por meio de projetos e
aulas extracurriculares, as quais abordarão sobre os problemas, de forma
didática. A fim de, estimular o lado crítico dos cidadãos desde a base. Em
resumo, a partir dessas soluções, será possível que as futuras gerações
tenham melhores condições de vida proporcionadas pelo avanço tecnológico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.