Resultados obtidos pela pesquisa Retratos da Leitura, de 2015, apontam dados alarmantes: apenas 56% da população brasileira se enquadra como leitora (leu completo ou em partes um livro nos últimos 3 meses), sendo que 30% nunca leu um livro. Outro dado aterrorizante é que 67% dos leitores nunca possuíram nenhum tipo de incentivo, 11% receberam apoio de figuras femininas e 7¢ de professores. Para a maior autoridade do mundo nesse assunto, a Unesco, temos que só há leitura onde: ler é um hábito nacional, vem de casa e são formados novos leitores. Assim como a falta de incentivo podemos comentar sobre a influência da escola que força clássicos para adolescentes, lhes privando de desfrutar dos prazeres da leitura.
Sendo assim, a forma possível para aumentar a leitura é investir no incentivo ao ato, sem que ele seja forçado, para crianças e adolescentes. A leitura é uma forma de conhecimento e de educação, como dizia Imanuel Kant “Um homem é aquilo que a educação faz dele”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada