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Por MariaLu1sa
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A música “Playground do Diabo” de Eduardo Taddeo descreve o cenário carcerário vivido pelos brasileiros e a maneira agressiva usada para lidar com os prisioneiros, no qual jovens passam por situações traumáticas e violentas independentemente do crime cometido. O contexto abordado na canção reflete a realidade de diversas pessoas que enfrentam punições descomunais nas prisões brasileiras, gerando cidadãos oprimidos revoltosos que acabam sendo presos novamente várias vezes mais. Sendo assim, é correto afirmar que a forma de coerção utilizada nas penitenciárias é um problema causado tanto pela má estruturação das cadeias quanto pela formulação das punições criminais e aplicações destas, haja vista que penas alternativas podem ser adotadas visando melhorar tal fato.
Primeiramente, é evidente que o local onde os prisioneiros enfrentam a reclusão na maioria das vezes é extremamente precário e os expõem a situações desumanas como aglomerações, falta de saneamento básico, alimentação ruim e ausência de segurança. Nesse sentido, a violência entre os presos torna-se real muitas vezes como protestos contra tais condições horríveis, gerando rebeliões, feridos e, em alguns casos, mortes. Vale ressaltar que, segundo o Conselho Nacional de Justiça, mais de dois mil reais são gastos todo mês por detento e mesmo com essa quantia investida os diversos brasileiros em cárcere passam por circunstâncias terríveis. Ademais, as instalações prisionais também custam dinheiro e ainda assim estão em péssimas condições. Logo, é necessária a investigação e mudança de tal quadro.
Vale salientar que a maneira com que se condena as pessoas é exagerada, aprisionando cidadãos de classe baixa sem escolaridade que cometem delitos como forma de sobreviver em sociedade, por vezes roubando somente para comer e cuidar da família. Brasileiros nessas condições são tratados de maneira dura pelas autoridades, tendo que cumprir penas exageradas enquanto outros que cometem crimes muito piores que os cometidos por esses, seguem livres. Sendo assim, é óbvio que as leis para punição criminal não são bem aplicadas e afetam somente as camadas mais baixas e sofridas do país.
Portanto, são necessárias medidas capazes de exterminar a cultura do encarceramento no Brasil. Para isso, o governo brasileiro deve aplicar penas alternativas aos condenados como: prestação de serviços à comunidade, perda de bens e valores, liberdade condicional, multa, entre outras penalidades que ajudariam efetivamente a disciplinar o criminoso. Sua aplicação deve ser feita por julgamentos justos e análise geral da situação social e econômica do acusado, assim ele poderá aprender com seus erros e não ser exposto a um ambiente que lhe traria traumas e reincidências na vida criminosa. Somente assim, a sociedade narrada na música de Eduardo Taddeo deixará de existir e lentamente se tornará mais segura e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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