Por JNakamura
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Transmitida pela primeira vez em 2011, a novela Fina Estampa teve como uma de suas personagens a cozinheira Celeste, que viveu o drama de ter sido agredida muitas vezes por seu marido. Fora das telas, mesmo após dez anos desde a transmissão da novela, a realidade brasileira ainda não difere da aludida, uma vez que, no país, a persistência da violência contra a mulher é um problema que precisa ser resolvido. Dessa forma, faz-se necessário que medidas sejam tomadas devido não só à lentidão do sistema punitivo, mas também à objetificação da mulher.
Deve-se destacar, de início, a lentidão do sistema punitivo com um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo Rousseau, na obra "Contrato Social", cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar da população. No entanto, nota-se, no Brasil, que a violência contra as mulheres rompe com as defesas do filósofo, uma vez que é potencializada pela falta de receio dos agressores em relação a punição que deveriam receber. Com isso, os casos de violência continuam a acontecer e as mulheres se tornam cada vez mais inseguras para denunciar quem as agride.
Outro complicador para a violência contra a mulher é o processo de objetificação da imagem da mesma, propagado pela mídia. Esse fator pode ser comprovado na propaganda da cerveja Itaipava, por exemplo, que usa a imagem de uma atriz considerada atraente, para divulgar seu produto, consumido na propaganda por um público masculino. Essa objetificação difama a imagem feminina e contribui para o cultivo do pensamento de que ela pode ser tratada de qualquer maneira.
Assim sendo, é evidente que a violência contra a mulher precisa ser extinta. Portanto o Poder Legislativo deve ampliar a pena de punição para os agressores, por meio de ajustes no Código Penal. Nesse sentido, o intuito da iniciativa é promover a segurança das mulheres e fazer com que os agressores "pensem duas vezes" antes de violentá-las. Além disso, a mídia, de modo a descontruir a imagem da mulher como um objeto, deve usar seu poder de propagação para promover campanhas que enfatizem a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros. Somente assim, essa questão será minimizada no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 188

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 196

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 196

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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