Em primeiro plano, é necessário destacar o preconceito ao falar de sexo como forma de alavancar o problema. De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau: "O homem nasce bom, a sociedade o corrompe". Sob esse viés, existe um estigma associado as relações sexuais em que os indivíduos que condenam a disseminação do tema, não necessariamente nascem com o preconceito, mas o adquirem do meio onde vivem, o que faz com que debates sobre gravidez entre jovens sejam evitados e, por consequência, há o aumento do número de casos no país.
Ademais, é imprescindível ressaltar a desinformação no campo escolar como agravante da gestação precoce. Segundo o Ministério da Saúde, conforme o nível de escolaridade aumenta, a gravidez entre jovens diminui. Nesse sentido, fica claro que a escola tem um importante papel na propagação de informações, entretanto, devido à falta de investimentos na educação, a escola por si só não é capaz de evitar a gravidez precoce, sendo incapaz de difundir o assunto entre jovens, o que incentiva o crescimento da problemática no Brasil.
Portanto, diante do exposto, medidas são necessárias para combater a gravidez entre jovens no país. Desse modo, urge que o Ministério da Educação implante o programa "Gravidez precoce não!", por intermédio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Dessa maneira, o programa deverá atuar no campo da educação, inserindo a educação sexual na grade curricular a partir do Ensino Médio, em que as escolas deverão promover debates sobre o tema, disseminando informações, para que casos como o de Keyla sejam minimizados no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 125
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.