A pincípio, entende-se que os avanços tecnológicos têm interferido nas relaçoes sociais, tendo em vista que as redes sociais têm feito o indivíduo se preocupar cada vez mais consigo mesmo, investir em relações superficiais e não buscar relacionamentos sólidos. Nesse sentido, segundo Zygmunt Bauman, sociólogo contemporâneo, as tecnologias fragilizam as relações humanas. Dessa forma, concluí-se que as redes têm influenciado a população à valorizar somente o seu bem-estar e a não se preocupar com o próximo, construindo uma sociedade impática.
Ademais, constata-se que a escassez de empatia junto com a sensação de impunidade accentua a violência verbal e física, devido à intolerância às diversidades, dentre as quais, raciais e religiosas. Além disso, percebe-se que essa violência ocaiosa privação e opressão moral e psicológica, que segundo Pierre Bordieu, é denominada violência moral. Faz-se imprescindível, portanto, o aumento da punição aos agressores.
Em suma, são necesárias medidas que atenuem a falta de empatia nas relações sociais no Brasil. Logo, a fim de diminuir o crime de ódio, o Estado deve desenvolver um projeto que incentive a denúncia de violência moral, por meio de propagandas nas redes de comunicação, dentre as quais, televisão e mídias sociais. Outrossim, é necessário dissolver essa conjuntura individualista e impática, por meio de debates nas escolas, para que, assim, seja restaurada a empatia nos relacionamentos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.