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Por EduardaBeatriz
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#55822
A terceira temporada da série "Sob Pressão" possui episódios que evidenciam a necessidade de sangue para os hemocentros. Apesar de ser uma ficção, na realidade brasileira, também existe essa precisão de doadores. Com isso, urge a análise dos obstáculos para resolver tal problemática, sendo eles a falta de comprometimento e o pouco conhecimento da população sobre os benefícios de doar o sangue.

Nesse contexto, é lícito destacar que a maior parte da população doa sangue apenas quando algum familiar necessita e, consequentemente, estabelece uma falta de compromisso com os outros pacientes que esperam por doadores. A partir disso, de acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant "toda mudança para melhor depende exclusivamente do nosso próprio esforço" nota-se, assim, que é importante ter mais disponibilidade e empatia com os indivíduos desconhecidos que dependem das doações de sangue para sobreviverem.

Ademais, vale postular que o desconhecimento sobre os benefícios da doação de sangue também é um obstáculo, pois existem mitos que provocam medo e afastam as pessoas de estarem dispostas a irem ao hemocentro. À luz dessa perspectiva, segundo o líder político Nelson Mandela "a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo" sendo assim, a orientação educativa relacionada a tal procedimento faz-se eficaz para intensificar o número de doadores e diminuir os empecilhos.

Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Saúde - responsável pela proteção e recuperação dos brasileiros- em parceria com o Ministério da Educação (MEC), abordar temas no ambiente escolar sobre a importância referente à doação de sangue por meio da contribuição dos profissionais da área da saúde. Dessa forma, a finalidade é formar uma geração disposta a contribuir com a intensificação de doadores no país que correspondam as exigências estabelecidas pelos hemocentros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 189

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 189

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por carlaaliaa
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#55948
olá eu achei que vc escreve muito bem mas tenho algumas coisas a pontuar okay
vi que vc tem noção da estrutura oque é muito bom.
Na competência 1 faltou uma virgula ali depois de Kant, depois de Nelson Mandela e antes de "por meio'
Na competência 2 entendeu a proposta e estrutura está otima
Na competência 3 achei que faltou mais argumentar seu paragrafo esta com apenas 2 períodos pode falar mais sem medo coloque um ponto final após mostrar seu repertorio e argumente mais justifique,coloque exemplos tipo que mitos são esses coloque exemplos de fake news que circulam na internet
Na competência 4 achei gostei dos seus repertórios mas,contudo achei a linguagem informal. No 1 paragrafo para introduzir utilize conectivos de prioridade como por exemplo, em primeiro lugar,em primeiro plano,primeiramente e etc
Na competência 5 a proposta esta completa mas toma cuidado ao fazer so 1 pois as vexes algum corretor n identifica a resolução das 2 propostas. Na 2 proposta é vc poderia falar sobre os hemocentros fazerem politicas publicas e etc. Tambem puxa um gancho na sua introdução pois a sua contextualização ficou muito boa.Entao depois da proposta coloca um ponto final e fala "Assim,possivel que a sociedade brasileira tenha um futuro diferente da serie "sobre pressão"
0
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Por Felipe082
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#56074
Boas observações, @carlaaliaa! Vou fazer uma correção detalhada para complementar.
0
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Por Felipe082
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#56080
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @EduardaBeatriz

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

A terceira temporada da série "Sob Pressão" possui episódios que evidenciam a necessidade de sangue para os hemocentros (1). Apesar de ser uma ficção, na realidade brasileira, (2) também existe essa precisão de doadores. Com isso, urge a análise dos obstáculos para resolver tal problemática, sendo eles a falta de comprometimento e o pouco conhecimento da população sobre os benefícios de doar o sangue (3). (4)
Nesse contexto, é lícito destacar que a maior parte da população doa sangue apenas quando algum familiar necessita e, consequentemente, estabelece (5) uma falta de compromisso com os outros pacientes que esperam por doadores (6). A partir disso, de acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant, "toda mudança para melhor depende exclusivamente do nosso próprio esforço" (7) nota-se. (8) Nota-se, assim, que é importante ter mais disponibilidade e empatia com os indivíduos desconhecidos que dependem das doações de sangue para sobreviverem. (9)
Ademais, vale postular que o desconhecimento sobre os benefícios da doação de sangue também é um obstáculo, pois existem mitos (10) que provocam medo e afastam as pessoas de estarem dispostas a irem ao hemocentro (11). À luz dessa perspectiva (12), segundo o líder político sul-africano Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo" (13) sendo assim. Sendo assim (14), a orientação educativa relacionada a tal procedimento faz-se eficaz para intensificar o número de doadores e diminuir os empecilhos. (15)
Portanto, diante das questões supramencionadas (16), é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Saúde (agente) - responsável pela proteção e pela recuperação dos brasileiros (detalhamento) (17) - em parceria com o Ministério da Educação (MEC) (agente), abordar temas, no ambiente escolar, sobre a importância referente à da doação de sangue (ação) por meio da contribuição dos profissionais da área da saúde (meio). Dessa forma, a finalidade é formar uma geração disposta a contribuir com a intensificação de doadores no país que correspondam as às exigências estabelecidas pelos hemocentros (finalidade) (18) (19).

Observações:
(1) A menção à temporada e aos episódios não é necessária. Mais importante do que isso seria explicar de que forma a série evidencia a necessidade de sangue para os hemocentros.
(2) Eu entendi o que você quis dizer, mas você escreveu de uma forma confusa.
(3) Muito bem! Antecipar os seus argumentos fortalece o projeto de texto.
(4) Introdução satisfatória.
(5) Ambiguidade.
(6) O que te levou a essa conclusão?
(7) Repertório pouco produtivo.
(8) Assim como na sua última redação que eu corrigi, você vai diretamente da comprovação para o fechamento. Aprofundar a discussão é essencial.
(9) Parágrafo superficial.
(10) Que mitos?
(11) O que te levou a essa conclusão?
(12) Perspectivas são subjetivas; fatos, objetivos.
(13) Repertório pouco produtivo.
(14) "sendo assim" se parece com "assim", usado no fechamento do D1.
(15) Esse parágrafo contém os mesmo problemas que o anterior.
(16) Não faça referência ao seu próprio texto.
(17) Não é exatamente essa a função. "proteção" e "recuperação" são duas palavras muito vagas. Garantir a segurança, por exemplo, também é proteger.
(18) Proposta completa, parabéns!
(19) De preferência, retome um repertório aqui.


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
Regência do verbo "corresponder": https://www.dicio.com.br/corresponder/

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

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Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
0
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#56082
Grade de avaliação
Usuário(a): @EduardaBeatriz

Legenda:
:mrgreen:: excelente
:D: bom
:): mediano
:(: insuficiente
:oops:: precário

Competência 1
...
  • Convenções de escrita: acentuação, ortografia, hífen, maiúsculas/minúsculas e separação silábica ( :mrgreen: )
  • Gramática: regência, concordância, pontuação, paralelismo sintático, emprego de pronomes e crase ( :D )
  • Escolha de registro: ausência de informalidades/marcas de oralidade ( :mrgreen: )
  • Escolha de vocabular: ausência de escolhas lexicais imprecisas ( :D )
  • Estrutura sintática: construções sintáticas e fluidez textual ( :D )
...
Predominância de parágrafos com mais de um período:
(X) Sim
(X) Não => máx. 120
...
Presença de orações intercaladas, subordinações e inversões:
(X) Sim
(X) Não => máx. 160
...
:arrow: Justificativa da nota: bom domínio da norma padrão, com poucos desvios.


Competência 2
...
Tema:
(X) Adequação total
(X) Tangenciamento => máx. 40
(X) Fuga => máx. 0
...
Tipologia dissertativo-argumentativa:
(X) Adequação total
(X) Traços constantes de outros tipos textuais => máx. 40
(X) Inadequação total => máx. 0
...
Proporção entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão:
(X) Nenhuma parte embrionária
(X) Uma parte embrionária => máx. 120
(X) Duas partes embrionárias => máx. 80
(X) Três partes embrionárias => máx. 40
...
Repertório sociocultural:
(X) Legitimado, pertinente e produtivo
(X) Legitimado e pertinente => máx. 160
(X) Apenas legitimado ou apenas pertinente => máx. 120
...
:arrow: Justificativa da nota: não há nenhum repertório produtivo.


Competência 3
...
Tema:
(X) Adequação total
(X) Tangenciamento => máx. 40
...
Defesa de um ponto de vista:
(X) Com direção
(X) Sem direção => máx. 40
...
Ausência de contradições graves:
(X) Sim
(X) Não => máx. 80
...
  • Argumentação: capacidade do autor de selecionar, relacionar, organizar e interpretar argumentos ( :) )
Selecionar: escolher argumentos conectados com o tema e com a tese ( :) )
Relacionar: encadear os argumentos de forma lógica, com progressão temática ( :) )
Organizar: dispor os argumentos visando ao cumprimento do projeto de texto ( :) )
Interpretar: estabelecer conexão entre o argumento e o tema e a tese ( :) )
...
  • Autoria: planejamento e execução ( :) )
Projeto de texto: presença de um plano estratégico ( :) )
Desenvolvimento: desdobramento dos argumentos ( :) )
...
...
:arrow: Justificativa da nota: há alguns problemas na argumentação e no projeto de texto.


Competência 4
...
  • Ausência de repetições: repertório diversificado de recursos coesivos ( :D )
  • Uso de recursos coesivos: coesão entre orações, períodos e parágrafos ( :D )
Presença de paragrafação:
(X) Sim
(X) Não -> máx. 80
...
Quantidade de operadores argumentativos entre parágrafos:
(X) Dois ou mais
(X) Um => máx. 160
(X) Nenhum => máx. 120
...
Presença de pelo menos um operador argumentativo dentro de cada parágrafo:
(X) Sim
(X) Não => máx. 160
...
...
Ausência de inadequações:
(X) Sim
(X) Não => máx. 160
...
:arrow: Justificativa da nota: boa articulação, com poucas inadequações.


Competência 5
...
Proposta de intervenção:
(X) Cinco elementos
(X) Quatro elementos => máx. 160
(X) Três elementos => máx. 120
(X) Dois elementos => máx. 80
(X) Um elemento => máx. 40
(X) Nenhum elemento => máx. 40
...
Tema:
(X) Adequação total
(X) Tangenciamento => máx. 40
...
Ausência de estrutura condicional:
(X) Sim
(X) Não => máx. 80
...
  • Eficiência: o quão eficaz para resolver o problema a proposta seria após sua implementação ( :D )
  • Especificidade: o quão específica é a proposta ( :D )
  • Viabilidade: o quão possível seria implementar a proposta ( :D )
...
:arrow: Justificativa da nota: proposta com todos os elementos necessários.


Comentários gerais

Pontos positivos: bom domínio da norma padrão, boa articulação e proposta de intervenção completa.
Pontos negativos: repertórios socioculturais pouco produtivos e problemas argumentativos.

Pontuação
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 200
Total: 800

:!: Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!

:idea: Qualquer dúvida, questionamento ou pedido de ajuda, estou à disposição! ;)

...
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Por EduardaBeatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#56088
Olá, agradeço muito pela sua contribuição, sem dúvidas você é a pessoa que mais está me incentivando a continuar escrevendo redações no site, pois você sempre contribui de uma maneira muito clara e educada. Obrigada! @Felipe082
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#56089
EduardaBeatriz escreveu:Olá, agradeço muito pela sua contribuição, sem dúvidas você é a pessoa que mais está me incentivando a continuar escrevendo redações no site, pois você sempre contribui de uma maneira muito clara e educada. Obrigada! @Felipe082
Fico muito honrado por ouvir isso, de verdade!!! Eu que agradeço!!! :D
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