Nesse contexto, é lícito destacar que a maior parte da população doa sangue apenas quando algum familiar necessita e, consequentemente, estabelece uma falta de compromisso com os outros pacientes que esperam por doadores. A partir disso, de acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant "toda mudança para melhor depende exclusivamente do nosso próprio esforço" nota-se, assim, que é importante ter mais disponibilidade e empatia com os indivíduos desconhecidos que dependem das doações de sangue para sobreviverem.
Ademais, vale postular que o desconhecimento sobre os benefícios da doação de sangue também é um obstáculo, pois existem mitos que provocam medo e afastam as pessoas de estarem dispostas a irem ao hemocentro. À luz dessa perspectiva, segundo o líder político Nelson Mandela "a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo" sendo assim, a orientação educativa relacionada a tal procedimento faz-se eficaz para intensificar o número de doadores e diminuir os empecilhos.
Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Saúde - responsável pela proteção e recuperação dos brasileiros- em parceria com o Ministério da Educação (MEC), abordar temas no ambiente escolar sobre a importância referente à doação de sangue por meio da contribuição dos profissionais da área da saúde. Dessa forma, a finalidade é formar uma geração disposta a contribuir com a intensificação de doadores no país que correspondam as exigências estabelecidas pelos hemocentros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.