Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito a uma saúde completa e ao bem-estar social. Conquanto, o estigma relacionado a doenças mentais na sociedade brasileira impossibilita que uma parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, seja pela negligência governamental, seja pela falta de incentivo da população, o descaso com o tratamento de pessoas com algum problema mental no país continua, afetando de forma negativa o cotidiano brasileiro, o que exige uma reflexão urgente.
Em primeira análise, o descaso estatal com a falta de investimentos em mais unidades de atendimento mostra-se um desafio a pessoas que sofrem com alguma doença mental, uma vez que poucos recursos são destinados pelo estado para a construção de mais centros de atendimento pelo território nacional. De acordo com a publicação da plataforma G1 em 2019, 70% das áreas de renda mais alta das grandes cidades foram privilegiadas no período em que unidades de atendimento a pessoas com doenças mentais estavam sendo construídas no Brasil. Consoante a isso, faz-se mister que o estado invista minimamente em um bom atendimento e que atenda a todos.
Somando a isso, a falta de incentivo ao governo pela população dificulta na execução de melhorias no atendimento eficiente de pessoas com algum problema mental no Brasil. Segundo o jornalista Irlandês George Bernad Shaw:" O progresso é impossível sem mudanças". Analogamente, reivindicação da sociedade pelo melhoramento da atenção a esses indivíduos são cabíveis para realização de mudanças nessa área.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dessa maneira urge que o estado invista, por meio de verbas governamentais, na ampliação do número de unidades de atendimento a pessoas com doenças mentais pelo território nacional, afim de atender maior demanda de pessoas. E ainda, cabe a população promoverem manifestação, através de abaixo-assinado direcionados ao governo, com o intuito de pressionar na construção de mais centros de ajuda pelo país e que alcançe a todos, com o objetivo de diminuir o número alarmante de mortalidade no território. Somente assim teremos no Brasil uma sociedade mais humanitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.