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Por guilhermebtt
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#55641
Na Grécia antiga, o mundo se deparou com a "democracia ateniense", essa que era excludente e privilegiava uma parcela específica da sociedade, fazendo um paralelo com a sociedade brasileira do século XXI, é possível vislumbrar uma valorização de determinados gupos, o que, naturalmente, gera uma desigualdade no Brasil.
Certamente a afeição geográfica por certos grupos, como por exemplo o Sudeste, se dá por uma organização social que está diretamente ligada a valorização do capital. Dessa forma, é natural que haja um agravamento da disparidade entre as áreas menos favorecidas e as mais favorecidas. O sociólogo Karl Marx, autor do livro "O capital", defende que haja uma distribuição de riquezas com o objetivo de mitigar esse abismo social entre os mais ricos e mais pobres.
Por conseguinte, temos que as áreas menos favorecidas carecem de um olhar minuscioso para as suas necessidades. Inquestionávelmente, a falta de investimento estatal nessa áreas é uma característica histórica que requer uma mudança de postura para que haja uma prosperidade social.
Posto os fatos, a intervenção governamental é necessária para para que se faça uma melhor distribuição de recursos entre a população brasileira. Portanto, investimento em educação se faz extremamente necessário, especialmente em áreas que carecem de poder aquisitivo, junto a isso a facilitação de ingresso a universidades por meio de cotas sociais e raciais cumprirão um papel fundamental na diminuição dessa disparidade de classes e regiões.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Josue22
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#55670
Seu texto excelente!
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Por guilhermebtt
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#55673
Josue22 escreveu:Seu texto excelente!
:D
0
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Por jheromagnoli
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#55676
Na Grécia antiga, o mundo se deparou com a "democracia ateniense", essa que era excludente e privilegiava uma parcela específica da sociedade, [deveria ter dividido o período aqui com um ponto final] fazendo um paralelo com a sociedade brasileira do século XXI, é possível vislumbrar uma valorização de determinados grupos, o que, naturalmente, gera uma desigualdade no Brasil.
* Precisa organizar sua introdução em períodos: contextualização + problematização + tese
* Também precisa apresentar melhor a sua tese


[melhorar conectivo] Certamente, a afeição geográfica por certos grupos, como por exemplo o Sudeste, se dá por uma organização social que está diretamente ligada a valorização do capital. Dessa forma, é natural que haja um agravamento da disparidade entre as áreas menos favorecidas e as mais favorecidas. [faltou conectivo] O sociólogo Karl Marx, autor do livro "O capital", defende que haja uma distribuição de riquezas com o objetivo de mitigar esse abismo social entre os mais ricos e mais pobres. [faltou arrematação do parágrafo]

Por conseguinte, temos [não se usa 1ª pessoa] que as áreas menos favorecidas carecem de um olhar minucioso para as suas necessidades < trecho confuso, atenção na coerência e concordância]. Inquestionavelmente, a falta de investimento estatal nessa áreas é uma característica histórica que requer uma mudança de postura para que haja uma prosperidade social.
* Melhorar estrutura dos desenvolvimentos: fazer uma apresentação da sua tese (argumento) + repertório (dados ou citação) + argumentação (impessoal) + arrematação (fechamento do parágrafo)

Posto os fatos, a intervenção governamental é necessária para para que se faça uma melhor distribuição de recursos entre a população brasileira. Portanto, o investimento em educação se faz extremamente necessário, especialmente em áreas que carecem de poder aquisitivo, junto a isso a facilitação de ingresso a universidades por meio de cotas sociais e raciais cumprirão um papel fundamental na diminuição dessa disparidade de classes e regiões.
* Está falando elementos na sua intervenção: agente + ação + meio + finalidade + detalhamento

Espero ter ajudado! :D

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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