Nessa perspectiva, é válido salientar como essa revolução tecnológica digital age sobre a capacitação dos brasileiros. Sendo assim, Steve Jobs, um dos criadores da multinacional “Apple”, afirma que “a tecnologia move o mundo”. Dessarte, esse pensamento infere que o Brasil se desenvolverá mais rápido com o auxílio da tecnologia. Entretanto, é necessário observar que parte do País ainda é despreparada para usar tais meios digitais, limitando os trabalhadores, menos qualificados no uso da tecnologia, a cargos inferiores. Por consequência, com a inexperiência de muitos brasileiros, há uma mão de obra ineficaz para o “novo mundo” digital, no Brasil.
Ademais, é fulcral analisar que o crescimento do desemprego social, no País, é um dos efeitos mais relevantes dessa revolução. À vista disso, no contexto da “Globalização”, a produção em massa e o lucro tornaram-se os objetivos das indústrias, substituindo a produção artesã por computadores e braços mecânicos. Dessa forma, essa robotização do processo industrial inativou o trabalho da maioria dos funcionários, desencadeando uma onda de desemprego no Brasil. Logo, se tal situação não for equilibrada, a sociedade brasileira vivenciará um período de extrema desigualdade econômica e, consequentemente, uma marginalização dos grupos afetados pela transformação tecnológica.
Portanto, como é inevitável o avanço da tecnologia, o País deve se adaptar a tais transformações. Depreende-se, assim, que as empresas industriais, como a Petrobras, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, agente de treinamento profissional e técnico, direcionem mais trabalhadores para cursos de capacitação tecnológica. Desse modo, essa ação tem como objetivo democratizar, de maneira mais uniforme, o conhecimento das novas tecnologias, permitindo que os profissionais possam gerir e manusear adequadamente os meios digitais. Além disso, as empresas, públicas e privadas, devem corroborar para um equilíbrio socioeconômico, abrindo mais vagas de emprego, mesmo em cargos menores, para evitar que a revolução tecnológica substitua, totalmente, o trabalho humano.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.