Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil possui níveis alarmantes de doenças mentais. Assim mesmo após avanços consideráveis na psicologia e psiquiatria, nota-se que o estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira, é um grave problema, devido ao tabu relacionado aos problemas mentais, e também pela dificuldade de aceitação por parte do próprio indivíduo.
Convém ressaltar, a princípio, que o tabu relacionado aos problemas mentais é o fator determinante para a permanência da problemática. Logo, assim que na Idade Média, que encaravam tal fato como punição divina, as pessoas com transtornos mentais eram aprisionadas ou mortas. Assim como nossa sociedade atual que continua a aprisionar a população atingida de modo indireto, afastando-a de atividades sociais, por exemplo, por conta da cicatriz já deixada dos séculos passados.
Outro ponto relevante é a dificuldade de aceitação do problema em si mesmo. De acordo com Oscar Wilde “Somos nosso próprio demônio, e fazemos desde mundo nosso próprio inferno”. Com o fito de as próprias pessoas criam medos, inseguranças e vergonha do que passam, e preferem conviver e lidar com a doença sem procurar ajuda, com receio do que perder cargos, ou até status sociais.
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o CAPS( Centros de atenção Psicossocial), em parceria com o governo, promova projetos afim de orientar as pessoas em relação ao estigma das doenças mentais, por meio de palestras ou propagandas, de modo que atinja o maior número de pessoas, seja em escolas e empresas. Nesse sentido, o intuito de tal medida deve é educar o pensamento que a sociedade tem em relação ao assunto, e orientar as pessoas que passam por esse problema a procurarem ajuda. Além dessa, outas medidas devem ser tomadas, porém, de acordo com Oscar Wilde, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.