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Por Nicole18
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#55508
Na série televisiva "ICarly", é comum o consumo de alimentos industrializados ,principalmente pela personagem "Sam" , a qual adoro comida de "fast food" . Fora da ficção, é certo que assim como Sam, muitos brasileiros também possuam uma alimentação irregular, porém, no "mundo real", tal irregularidade alimentar traz como grave consequência a obesidade . Nesse sentido ,não só por um sistema de mercado capitalista mas também por uma lacuna educacional , emerge um problema complexo que precisa ser revertido.

Primeiramente, vale ressaltar que o sistema de mercado capitalista
possui uma grande relação com alimentação irregular e com a obesidade . Segundo o pensador Karl Marx ,o capitalismo abre sua própria cova . Sob esse viés, é certo que a opinião de tal pensador serve como instrumento de análise para o quadro atual, uma vez que em um sistema de vendas capitalista, é muito mais lucrativo vender alimentos industrializados e nocivos ,porém, que são amplamente consumidos pela sociedade e trazem grandes lucros a que investir na produção e venda de produtos saudáveis ,os quais ,até mesmo por falta de opção em prateleiras de supermercados ,possuem baixo índice lucrativo. Logo, compreende-se que o mercado capitalista acaba por cavar sua própria cova ao optar pelo lucro invés da saúde.

Ademais, outro fator causador para essa problemática é uma lacuna educacional. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve . À luz dessa perspectiva , é certo que indivíduo como resultado dos ensinamentos que recebe, não está para obter uma base educacional sólida no que tange à alimentação, haja vista que as escolas não trazem uma matéria específica ou ,até mesmo, nem incluem como obrigatoriedade o manejo de aulas sobre educação nutricional e, por conseguinte ,as pessoas acabam por não possuir embasamento o suficiente para reverter o panorama atual da irregularidade alimentar. Dessa maneira, fica nítido que uma lacuna da educação contribui para que a alimentação irregular e obesidade prevaleçam no país.

Portanto ,intervenção faz-se necessária . É papel do Ministério da Educação tornar, por meio de uma emenda constitucional ,obrigatória a inclusão de aulas sobre educação nutricional em todas as instituições de ensino do país , aulas essas que deverão contar, não só com a presença de alunos ,como também de seus pais e responsáveis, a fim de demonstrar a importância de uma dieta diversificada e do consumo de produtos naturais para todas as idades e, além disso quebrar o sistema monótono e industrializado capitalista. Dessa forma ,o afeto por fast-foods e comidas industrializadas como pela personagem Sam será cada vez menos frequente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#56063
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @Nicole18

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

Na série televisiva "ICarly", é comum o consumo de alimentos industrializados, principalmente pela personagem "Sam", a qual adoro comida de "fast-food". Fora da ficção, é certo que, (1) assim como Sam, muitos brasileiros também possuam uma alimentação irregular, porém, no "mundo real", tal irregularidade alimentar traz como grave consequência a obesidade. Nesse sentido, não só por um sistema de mercado capitalista mas também por uma lacuna educacional (2), emerge um problema complexo que precisa ser revertido.
(3)
Primeiramente, vale ressaltar que o sistema de mercado capitalista possui uma grande relação com alimentação irregular e com a obesidade. Segundo o pensador sociólogo alemão Karl Marx, o capitalismo abre sua própria cova. Sob esse viés, é certo que a opinião de tal pensador serve como instrumento de análise para o quadro atual, uma vez que, (4) em um sistema de vendas capitalista, é muito mais lucrativo vender alimentos industrializados e nocivos, porém, (5) que são amplamente consumidos pela sociedade e trazem grandes lucros a do que investir na produção e na venda de produtos saudáveis, os quais, até mesmo por falta de opção em prateleiras de supermercados, possuem baixo índice lucrativo trazem um baixo retorno financeiro. Logo, compreende-se que o mercado capitalista acaba por cavar sua própria cova (6) ao optar pelo lucro invés em vez da saúde.
Ademais, outro fator causador para essa problemática é uma a (7) lacuna educacional. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. À luz dessa perspectiva, é certo que (8) o indivíduo, (9) como resultado dos ensinamentos que recebe, não está preparado para obter uma base educacional sólida no que tange à alimentação, haja vista que as escolas não trazem possuem em seu currículo uma matéria específica acerca desse tema ou, até mesmo, (10) nem incluem como obrigatoriedade o manejo obrigatória a realização de aulas sobre educação nutricional, e, por conseguinte, as pessoas acabam por não possuir embasamento o suficiente para reverter o panorama atual da irregularidade alimentar. Dessa maneira, fica nítido que uma lacuna da educação contribui para que a alimentação irregular e obesidade prevaleçam no país. (11)
Portanto, uma intervenção faz-se necessária . É papel do Ministério da Educação (agente) tornar, por meio de uma emenda constitucional (meio), obrigatória a inclusão de aulas sobre educação nutricional em todas as instituições de ensino do país (ação), aulas essas que. Essas aulas deverão contar, não só com a presença de alunos, como também (12) de seus pais e responsáveis (detalhamento), a fim de demonstrar a importância de uma dieta diversificada e do consumo de produtos naturais para todas as idades (finalidade) e, além disso, quebrar o sistema capitalista monótono e industrializado capitalista (14). Dessa forma, o afeto por fast-foods e comidas industrializadas, como pela o da personagem Sam (15), será cada vez menos frequente.

Observações:
(1) Isole com vírgulas "assim como Sam".
(2) Tenho dois elogios. Primeiro: antecipar os seus argumentos fortalece o projeto de texto; segundo: "não só... mas também" é um excelente mecanismo coesivo.
(3) Introdução satisfatória.
(4) Isole com vírgulas "em um sistema de vendas capitalista".
(5) Além de não fazer sentido nessa frase, o "porém" já foi usado antes. Evite repetir conectivos.
(6) Aqui, fica claro que o uso do repertório produtivo. Parabéns!
(7) Não tenho certeza, mas acho que, como você já mencionou essa lacuna na tese, o mais correto seria "a".
(8) Você também escreveu "é certo que" depois do repertório do D1. Cuidado para não repetir as mesmas estruturas.
(9) Isole com vírgulas "como resultado dos ensinamentos que recebe".
(10) O "nem", sozinho, já estabelece o sentido desejado.
(11) Dessa vez, não acho que o repertório tenha contribuído o bastante para a argumentação. Procure fortalecer essa relação.
(12) Como eu disse, utilizar esse mecanismo coesivo é positivo, mas evite repeti-lo.
(13) Isole com vírgulas "além disso".
(14) Proposta completa, parabéns!
Só faço uma ressalva: não é tão simples assim acabar com a lógica capitalista. Mesmo que as pessoas sejam conscientizadas, as indústrias provavelmente continuarão produzindo e vendendo alimentos maléficos à saúde, porque o custo de produção é menor e, como consequência, esses produtos são mais acessíveis.
(15) Isole com vírgulas "como o da personagem Sam".
(16) Muito boa retomada!

Notas:
C1 - 160
Justificativa: há poucos desvios gramaticais e poucas falhas na estrutura sintática.
C2 - 200
Justificativa: há um ótimo domínio do tipo textual e um repertório produtivo no D1.
C3 - 200
Justificativa: não há problemas significativos na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 160
Justificativa: boa articulação, com poucas inadequações. Há algumas repetições.
C5 - 200
Justificativa: proposta com todos os elementos necessários.

Total - 920
Você arrasou!!! Conte comigo para chegar ao 1000!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
ao invés x em vez: https://guiadoestudante.abril.com.br/bl ... z-de-8221/

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
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