Primeiramente, vale ressaltar que o sistema de mercado capitalista
possui uma grande relação com alimentação irregular e com a obesidade . Segundo o pensador Karl Marx ,o capitalismo abre sua própria cova . Sob esse viés, é certo que a opinião de tal pensador serve como instrumento de análise para o quadro atual, uma vez que em um sistema de vendas capitalista, é muito mais lucrativo vender alimentos industrializados e nocivos ,porém, que são amplamente consumidos pela sociedade e trazem grandes lucros a que investir na produção e venda de produtos saudáveis ,os quais ,até mesmo por falta de opção em prateleiras de supermercados ,possuem baixo índice lucrativo. Logo, compreende-se que o mercado capitalista acaba por cavar sua própria cova ao optar pelo lucro invés da saúde.
Ademais, outro fator causador para essa problemática é uma lacuna educacional. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve . À luz dessa perspectiva , é certo que indivíduo como resultado dos ensinamentos que recebe, não está para obter uma base educacional sólida no que tange à alimentação, haja vista que as escolas não trazem uma matéria específica ou ,até mesmo, nem incluem como obrigatoriedade o manejo de aulas sobre educação nutricional e, por conseguinte ,as pessoas acabam por não possuir embasamento o suficiente para reverter o panorama atual da irregularidade alimentar. Dessa maneira, fica nítido que uma lacuna da educação contribui para que a alimentação irregular e obesidade prevaleçam no país.
Portanto ,intervenção faz-se necessária . É papel do Ministério da Educação tornar, por meio de uma emenda constitucional ,obrigatória a inclusão de aulas sobre educação nutricional em todas as instituições de ensino do país , aulas essas que deverão contar, não só com a presença de alunos ,como também de seus pais e responsáveis, a fim de demonstrar a importância de uma dieta diversificada e do consumo de produtos naturais para todas as idades e, além disso quebrar o sistema monótono e industrializado capitalista. Dessa forma ,o afeto por fast-foods e comidas industrializadas como pela personagem Sam será cada vez menos frequente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.