No livro “Quarto de Despejo”, a protagonista narra sua vida cotidiana e sensibiliza o leitor da realidade de parte miserável da população, contribuindo para o reconhecimento da elitização rica do acesso à cultura, favorecendo os mesmo dessa classe, trazendo consigo uma carga histórica onde os que não pertenciam a essa corte fossem descartados de qualquer meio de lazer e cultura. Partindo assim para a atualidade, a desregulamentação do governo e dos cidadãos contribui para esse fator, uma vez que o Brasil está como um dos países mais corruptos e menos investidores das atividades correspondentes a cidadãos, fugindo assim do conceito descrito por Karl Marx sobre o ideal marxista, o compartilhamento de bens.
Além disso, a falta de condições econômicas para tais atividades bloqueia o consumo dessas ações. Devido a centralizados dos grandes shoppings centers, elevando ainda mais o preço dos ingressos, mais o custo alimentar durante a percurso é outro fator existente, uma vez que, as famílias desprovidas priorizam as despesas básicas (alimentação, saúde e moradia) fazendo-as se distanciar da ideia de felicidade para Platão, onde o conhecimento é a chave que desencadeia a felicidade que é exercido através da participação do mundo cinematográfico.
Portanto, para a democratização do acesso ao cinema no Brasil, cabe ao Estado investir verbas adequadas para as ONGs (governamentais e não governamentais) fornecedoras de tal entretenimento de forma pública em parceria do Ministério da Cultura, propagando essas atividades para a população nas escolas e universidades, também cabe ao Ministério da Infraestrutura construir mais ONGs e praças de alimentação de baixo custo para enquadrar os preços dos alimentos dentro do orçamento dessas famílias, garantindo assim a continuidade da Constituição Federativa de 1988 ART 215 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada