Em 1980, começou a epidemia da Aids, causada pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Para ter chance de adquiri-la basta ter relação sexual desprotegida com alguém infectado, independentemente da orientação sexual. Porém, em virtude dos homossexuais cisgêneros não engravidarem, por falta de informação, eles tendiam a não usarem camisinha [que previne também IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis)], por consequência disso, acabaram se tornando a maioria dos infectados. Nessa época, os LGBT's eram muito associados à IST's, o que perdura até hoje e fez com que até há pouco tempo os homossexuais fossem proibidos de doar sangue.
Entretanto, hoje em dia eles ainda continuam com esse estereótipo errônio e preconceituoso, que não deveria mais existir porque atualmente as circunstâncias são outras: a informação é bem disseminada, o uso de preservativo é incentivado e existem testes e remédios para IST's. Além de que qualquer um pode adquiri-las, não só homossexuais. Mas até hoje, mesmo com a decisão do STF, eles são impedidos pelos profissionais de saúde de doar sangue, o que prejudica as pessoas que precisam dele.
Portanto, para o fim do preconceito sofrido por homossexuais na doação de sangue, urge que o Governo crie, por meio de investimentos, um programa contra o preconceito para orientar os profissionais de saúde. Tendo intuito de acabar com estereótipo de homossexuais como portadores de IST's e evitar constrangimentos. Fazendo assim possível que eles ajudem as pessoas que precisam de doação de sangue.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.