Por alunashow
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55405
Segundo o artigo 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o trabalho infantil é totalmente proibido até os 14 anos, a partir daí é permitido com horários restritos, através de programas de Jovem aprendiz. É nítido que os problemas de evasão escolar contém estreita relação com os casos de trabalho infantil, e ambos necessitam de soluções.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB-9394/96 define como Educação Básica obrigatória a etapa dos 04 aos 17 anos, ou seja, neste período todas as crianças devem estar matriculadas e frequentando as escolas. Cabe a família, comunidade e Poder público garantir que os direitos de crianças e adolescentes sejam efetivados. Para tanto, o trabalho do Conselho tutelar é imprescindível, pois o mesmo é acionado em casos de evasão escolar.
Evasão Escolar é apenas uma das várias consequências do Trabalho Infantil, segundo dados do Ministério da Saúde foram registrados 43.777 acidentes de trabalho com crianças e adolescentes entre 2007 e 2018. O Trabalho infantil priva a criança de sua infância, conceito tão defendido durante anos, ratificado pelo Brasil em 1990 através da Convenção Sobre os Direitos da Criança, para que se tornasse um direito e hoje reprimido por condições econômicas e de falta de tutela por parte do Estado e Família.
Dado o exposto, é inescusável que o Estado tome atitudes a fim de diminuir tais situações, primeiramente definindo uma periodicidade de visitas do Conselho tutelar a todos os alunos matriculados em escolas públicas. Segundamente, propondo políticas públicas que dêem a essas famílias auxílio econômico, considerando que o trabalho surge da necessidade de obter o dinheiro. Em terceiro lugar, aumentar por meio das equipes pedagógicas, a fiscalização da constância dos alunos na escola, bem como seu rendimento, dado que uma baixa súbita pode apresentar fatores como altas responsabilidades e gasto extremo de energia, ou seja, trabalho infantil. Por meio destes, será possível diminuir progressivamente estatísticas de trabalho infantil, bem como evasão escolar decorrentes no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O trabalho infantil e a evasão escolar
por violetta    - In: Outros temas
2 Respostas 
193 Exibições
por Mylike
O Aumento da Evasão Escolar no Brasil
por Jxliu    - In: Outros temas
0 Respostas 
77 Exibições
por Jxliu
O aumento da evasão escolar no Brasil
por yas4436    - In: Outros temas
0 Respostas 
95 Exibições
por yas4436
1 Respostas 
428 Exibições
por eduarda7dog
2 Respostas 
181 Exibições
por jessie11
A evasão escolar
por ANIX1    - In: Outros temas
0 Respostas 
47 Exibições
por ANIX1
Evasão escolar e suas consequências
por Thaynan    - In: Outros temas
0 Respostas 
63 Exibições
por Thaynan
Desafios para Evasão Escolar
por Vitorialsx    - In: Outros temas
3 Respostas 
116 Exibições
por Vitorialsx
O aumento da evasão escolar no Brasil
por medjun    - In: Outros temas
4 Respostas 
251 Exibições
por medjun
0 Respostas 
117 Exibições
por Yasmim2023

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM