Em primeira lugar, é importante destacar que o Estado viola os direitos humanos das detentas ao não suprir as necessidades de higiene básica dentro dos presídios. Uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura o direito à saúde e bem-estar à toda pessoa no seu artigo 25. Assim, é de suma importância perceber que apesar das detentas terem cometido crimes, o Estado não pode negar elementos básicos de higiene à elas.
Além disso a situação alimentícia também é deficitária nos presídios femininos brasileiros. Na série Vis a Vis, por exemplo, mostra a vida de presidiárias femininas, em que a comida muitas vezes vem estragada ou em quantidade insuficiente. Paralelamente no Brasil, essa situação também é uma realidade no sistema carcerário. Logo, a falta desse direito gera problemas como a desnutrição nas mulheres presas, que poderiam ser evitados com a alimentação necessária e de qualidade dentro dos presídios.
Portanto, é necessário que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. O DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) deve fornecer um kit de higiene e de alimentação básica para cada detenta, por meio dos recursos penitenciários, a fim de solucionar a precariedade higiênica e alimentícia. Os kits devem conter escova e pasta de dente, sabonete, shampoo e condicionador e porções de comidas diária. Somente assim, será possível ter uma realidade distinta nos presídios femininos brasileiros da descrita em o menino do pijama listrado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada