Por ingrid943
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No filme o menino do pijama listrado, é retratado a história de Bruno, o qual conhece um garoto preso em um campo de concentração. A narrativa evidência condições de higiene inadequadas e déficit alimentício para os presos no campo. Fora das telas, as condições presentes na obra podem ser relacionadas com as vivenciadas nos presídios femininos brasileiros, em que há condições precárias de higiene e alimentação.
Em primeira lugar, é importante destacar que o Estado viola os direitos humanos das detentas ao não suprir as necessidades de higiene básica dentro dos presídios. Uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura o direito à saúde e bem-estar à toda pessoa no seu artigo 25. Assim, é de suma importância perceber que apesar das detentas terem cometido crimes, o Estado não pode negar elementos básicos de higiene à elas.
Além disso a situação alimentícia também é deficitária nos presídios femininos brasileiros. Na série Vis a Vis, por exemplo, mostra a vida de presidiárias femininas, em que a comida muitas vezes vem estragada ou em quantidade insuficiente. Paralelamente no Brasil, essa situação também é uma realidade no sistema carcerário. Logo, a falta desse direito gera problemas como a desnutrição nas mulheres presas, que poderiam ser evitados com a alimentação necessária e de qualidade dentro dos presídios.
Portanto, é necessário que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. O DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) deve fornecer um kit de higiene e de alimentação básica para cada detenta, por meio dos recursos penitenciários, a fim de solucionar a precariedade higiênica e alimentícia. Os kits devem conter escova e pasta de dente, sabonete, shampoo e condicionador e porções de comidas diária. Somente assim, será possível ter uma realidade distinta nos presídios femininos brasileiros da descrita em o menino do pijama listrado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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