Por Anad
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Na novela "O Outro Lado do Paraíso", é retratada a história da adolescente Luíza, que, quando criança, sofreu abusos sexuais do seu padrasto, os quais provocaram um grave problema de convívio social nela. Fora da ficção, verifica-se que, no Brasil, esse tipo de agressão é notório, evidenciado a existência de desafios para inibir essa problemática. Desse modo, pode-se dizer que isso ocorre pela escassez de informação social e pela falta de projetos governamentais de combate ao problema.
Em primeiro lugar, convém ressaltar que, no Brasil, não existe uma problematização chamativa dos crimes de abuso sexual infantil como deveria. Segundo a Constituição Federal, é dever da sociedade - civil e estatal- assegurar as crianças o direito à vida, liberdade e ao respeito. Contudo, observa-se que essa legislação não é seguida por muitas pessoas, haja vista a violência sexual praticada e omissa, a qual não é questionada como deveria no meio social. Diante desse fato angustiante, medidas são necessárias para sanar essa problemática na vida das crianças.
Além disso, cabe ressaltar que o abuso sexual infantil é um estigma na sociedade brasileira e a escola tem papel fundamental- na identificação e no seu combate, como dizia a educadora americana Claire Fagin,"O conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer diferença". Desse modo, se faz necessário que escolas debatem sobre o abuso sexual infantil para identificar essa inconveniente situação.
Enfim, com o empenho do Governo Federal , e das escolas conscientizando a população sobre o abuso sexual infantil terá uma diminuição nos casos relatados e assim assegurando a integridade física e psicológica das crianças brasileiras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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