Mormente, a Carta Magna de 1988, no seu artigo 5°, afirma que todos são iguais perante a lei. Entretanto, as ondas de preconceito e discriminação social são presentes no país. O racismo institucionalizado é um exemplo dessas práticas; o mesmo é feito em largas escalas por órgãos governamentais, corporações empresariais e até universidades. Consequentemente, o número de pessoas que são julgadas por aspectos como a cor da pele e estereótipos aumentam na conjuntura atual,e possivelmente, na futura.
Em segunda análise, a diferença na oferta de melhores condições educacionais congloba como um fator condicionador do racismo. No pensamento do filósofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada pelos homens com a finalidade de atingir o equilíbrio social. Porém, contrário à essa afirmação, uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2019 aponta que a taxa de analfabetismo entre pretos e pardos é quase três vezes maior do que o percentual observado em brancos. Por conseguinte, é visto na estrutura tupiniquim menos indivíduos da população negra em cursos superiores e no mercado de trabalho.
Portanto, medidas devem ser tomadas para a eliminação do racismo no Brasil. O Governo, aliado às esferas municipais e estaduais, deve promover a fiscalização de instituições destinadas à manutenção do bem coletivo, por meio da instalação de câmeras de segurança em ambientes privados - como Delegacias de Polícia - e em locais destinados à coletividade, visando a apreensão de sujeitos que pratiquem algum tipo de preconceito com os grupos em questão. Além disso, o Ministério da Educação necessita realizar uma política de integração de pretos e pardos no sistema de formação intelectual básico, através da oferta de livros doados pela sociedade e a disponibilização de aparelhos eletrônicos das diversas escolas do país, a fim da obtenção do conhecimento isonômico e tornado efetivo o que foi discutido por Milton Santos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.