Em primeiro plano, cabe salientar que jovens também podem sofrer com essa problemática, uma vez que padrões inalcançáveis estão cada vez mais influentes na mídia e, na tentativa de alcança-los, os menores se distanciam dos sentimentos reais e maquiam suas verdades. Por isso, há uma grande dificuldade no tratamento precoce de doenças mentais, que acabam se agravando posteriormente.
Ademais, como dizia o matemático Albert Einstein, “um átomo pode ser mais facilmente dividido do que um preconceito”, o que explicita a dificuldade do ser humano em compreender as diferenças e ter empatia. Segundo a escritora e filósofa francesa Simone Weil, a generosidade é uma virtude essencial ao ser humano, ou seja, é importante cuidar do próximo. Contudo, as afirmações de Zygmunt Bauman sobre a existência de uma modernidade líquida contradizem as falas de Simone, uma vez que o individualismo prevaleceria na sociedade. Assim, nota-se que a falta de informação ocasiona preconceitos relacionados às doenças mentais que podem abalar ainda mais o psicológico do indivíduo, marginalizando-o da população.
Portanto, são necessárias medidas para mitigar essa questão. Para tanto, cabe ao congresso nacional, mediante aumentos nos investimentos do setor de saúde mental, realizar melhorias na formação de profissionais mais capacitados e tratamentos mais eficazes, para que os cidadãos tenham mais apoio à quem recorrerem. Cabe, ainda, às escolas disponibilizarem um profissional da área aos alunos, para que, desde cedo, aprendam a lidar com seu próprio bem-estar. Dessa forma, poder-se-á reduzir, em médio a longo prazo, os estigmas associados às doenças mentais tão nocivos e escamoteados na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.