O Brasil é, estatisticamente, o país com o maior florescimento de casos de depressão em toda a América Latina. Curiosamente, problemas como este são verdadeiros tabus dentro da esfera popular, considerados por muitos como mera "frescura".
Pode-se dizer que tal pensamento é puro reflexo da história e cultura do país, uma nação explorada que valorizava sobretudo o trabalho braçal; junto de um modo economicamente miserável de se viver, que não mudou muito no século XX, nem no XXI. O brasileiro que vive dentro dessa realidade não aceita doenças que não sejam graves e empíricas, e não enquadrando "doenças mentais" dentro dessa cosmovisão, ele simplesmente as rejeita. Às vezes rejeita que ele próprio seja vítima de uma delas.
Se o cenário é pouco favorável, não podemos deixar de agir. Uma eficaz maneira de mudar a realidade que assola nosso país pode estar abaixo de nossos narizes: as crianças e jovens. Educando-os com as corretas e verdadeiras informações científicas à respeito do assunto, podemos esperar que as atuais e futuras gerações tenham consciência do problema. E quem sabe, levando estas informações às suas famílias, ajudem a quebrar este dogma ensandecedor de muitos, de que doenças mentais não existem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.