Mormente, deve-se ressaltar que o Estado Brasileiro, ao negligenciar o apoio a quem sofre preconceitos, impulsiona a problemática. De acordo com o filósofo contratualista Thomas Hobbes - em seu livro "O Leviatã" - o governo é responsável pelo bem estar social. Dessa maneira, nota-se que o poder público brasileiro deveria garantir que todos tenham seus direitos resguardados. No entanto, isso não ocorre, pois indivíduos que sofrem de problemas mentais, como depressão, não são amparados socialmente, o que impede-os de viver dignamente. Logo, o governo é um dos causadores desse cenário nefasto ao permitir que os cidadãos sejam pré-julgados unicamente por sua saúde mental.
Outrossim, é imperativo salientar que a família é onde os indivíduos recebem sua educação. Segundo o filósofo empirista John Locke, o homem nasce como uma tabula rasa, ou seja, livre de qualquer valor moral pré-determinado. Sob esse viés entende-se que cabe aos pais ou responsáveis educar de maneira correta seus filhos. Todavia, percebe-se que isso não vem acontecendo, já que é comum indivíduos discriminarem outros, especialmente quem lida diariamente com problemas de sua saúde mental, julgando-os como seres inferiores, Portanto, a família não está exercendo seu dever.
Em suma, a saúde mental ainda é estigmatizada no Brasil. Dessa forma, urge que o Poder Executivo, através do Ministério da Saúde, deve criar programas sociais que apoiem indivíduos que sofrem problemas psicológicos e estimule a sociedade a entender mais sobre tais doenças, a fim de garantir os direitos constitucionais de todos os cidadãos, Além disso, cabe à família ensinar as crianças a respeitarem qualquer indivíduo, independente se estes são acometidos de distúrbios mentais, com o intuito de erradicar a estigmatização social, Feito isso, a análise feita por Dimenstein deixará de refletir a sociedade brasileira.
Esse foi o rascunho que eu havia feito, fiz diversas alterações na versão final, espero que para melhor, mas o esqueleto da redação é basicamente o mesmo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada