De início, é válido a análise do quanto os preços altos para a entrada de bens culturais contribui para o desafio. Sendo assim, nos séculos XIX e XX a cultura era um bem social exclusivo à classe elitista. Atualmente, entende-se que isso ainda se mostra presente, visto que com os preços acima da média para museus , cinemas e entre outros, não competem à renda da população periférica. Assim, compreende-se o fator social em questão.
Ademais, a desigualdade social contribui para o percalço. De acordo com Amartya Sen, professor e ganhador do prêmio Nobel da Economia: “ A pobreza deve ser vista como privação de capacidades básicas, em vez de meramente como baixo nível de renda”. Portanto, sendo a cultura como uma capacidade humana básica , é necessário que ela atinja toda a sociedade , trazendo conhecimento e bem-estar. Em viés, é mister que ela ultrapasse as barreiras da desigualdade. Dessa maneira, entende-se a questão.
Em suma, soluções são necessárias. A partir disso, cabe ao Ministério da Cidadania criar um projeto político , por meio das mídias sociais e digitais , reformulando os preços de entrada à cinemas , shows e museus , principalmente à periferia. Em síntese, essa ação terá a finalidade de ofertar acesso à bens culturais de forma universal, diferente do livro “1984”.
Por favor corrijam!
P.S. Eu fiz essa redação no modelo Enem com 30 linhas , então peço a compreensão de vocês! Obrigada!
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.