Em primeira análise, o descaso estatal com os transtornos mentais apresenta-se um desafio aos enfermos, uma vez que poucos recursos são destinados pelo Estado para a desmistificação de estereótipos que circundam as doenças. De acordo com a Zenklub, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas no mundo vivem com depressão.
Sob esse viés, pode-se apontar a má representação da mídia como um empecilho ao desenvolvimento de uma compreensão sobre como é, de fato, conviver com uma doença mental. Segundo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento da democracia, não deve ser convertido em mecanismo de opressão, desta forma, observa-se que a mídia, ao invés de promover debates que informem a população, influencia na consolidação de preconceitos dentro da sociedade brasileira, ao retratar as doenças mentais de modo deturpado. É preciso, então, que através do Ministério das Comunicações, em parceria com mídias de grande acesso, haja maior divulgação de informações sobre saúde mental e a rotina daqueles que sofrem de doenças psíquicas por meio da criação de propagandas e vídeos a serem circulados nas redes sociais, a fim de que mais pessoas compreendam a importância de as entender, para que a sociedade se torne atuante na busca de resoluções.
Portanto, no Brasil, o estigma associado às doenças mentais apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário, urge que o Estado invista, por meio de verbas governamentais, em campanhas de conscientização, com o objetivo de educar a população sobre os mais diversos transtornos psíquicos. Somente assim, será possível desconstruir os preconceitos presentes na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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