Por Raissaffrz
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Na obra "Utopia" do escritor Thomas More, é retratada a concepção de uma sociedade perfeita, isenta de conflitos ou problemas. No entanto, a realidade da sociedade brasileira é o oposto do que o autor prega, tendo em vista que a exclusão digital da parcela baixa renda apresenta barreiras, impulsionadas, principalmente, pela falha na atuação governamental e pela desigualdade social.
Precipuamente, é válido ressaltar, que a falta de inclusão digital da população mais pobre é consequência da falha atuação do governo em coibir tais ocorrências. De acordo com o pensador Thomas Hobbes, o Estado possui o dever de garantir o bem-estar da população, teoria que não está sendo posta em prática no Brasil. Como exemplo, podemos citar a situação da parcela mais pobre da sociedade brasileira em relação ao ensino remoto, derivado da pandemia da COVID19, em que alunos pobres de instituições públicas estão sendo privados de um direito básico, a educação, devido a falta de acesso à internet ou aparelhos eletrônicos.
Ademais, é imperativo ressaltar a desigualdade social como promotora do problema. A facilidade que a porcentagem mais rica da população possui em usufruir de novas tecnologias, aumenta cada vez mais os privilégios e as vantagens sociais em relação à parcela mais pobre. Tudo isso retarda a solução do empecilho, já que esse aumento na desigualdade ocorre de forma cíclica.
Em razão dos fatos mencionados, faz-se necessário que o Tribunal de Contas da União direcione capital para a reformulação de projetos já existentes (Casa Brasil, ProInfo, entre outros.), visando a prática correta dos mesmos e a promoção da inclusão digital no Brasil. Desse modo, atenuar-se-á, a resolução da problemática, em médio a longo prazo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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