A priori, é notório que a influência negativa da mídia a cerca dos transtornos psíquicos auxilia para a consolidação do problema. Segundo os estudos de Adorno e Horkheimer sobre a indústria cultural, as mídias sociais detém o poder de agir como influenciadoras e moldadoras da opinião social. Nessa perspectiva, constata-se que a indústria midiática promove, em sua maioria, a validação da vida perfeita transformando assim o pensamento coletivo e auxiliando a manutenção de estigmas ligados as doenças mentais. Assim, a interação social entre os indivíduos que desenvolveram transtornos mentais e a sociedade é dificultada.
Outrossim, observa-se que a falta de debates em relação a saúde mental e seus transtornos torna o problema mais difícil de ser solucionado. Consoante a Filósofa Hepátia de Alexandria, "Compreender as coisas que nos rodeiam é a melhor preparação para compreender o que há mais além.". Por essa ótica, a autora exalta a importância da busca pelo conhecimento para que os indivíduos se tornem mais críticos e humanizados. No entanto, verifica-se que há uma lacuna de conhecimento no que tange a questão das doenças psiquiátricas no Brasil, pois esse ainda enfrenta descriminação massiva em favor da desinformação da sociedade. Assim, nota-se, através dos fatos, que faz-se benéfica uma intervenção estatal para que haja a resolução do problema.
Portanto, é necessário uma ação por parte do Ministério da Educação, em conjunto com as intuições educacionais, que devem, promover a crianção de oficinas educativas nas escolas, nas quais será realizado debates, através da figura dos professores, a fim de desconstruir a má influência midiática da sociedade. Tais debates devem ainda ser webconferenciados e disponibilizados nas redes sociais de grande acesso, com o intuito de aumentar o nível de informação da população a cerca do problema e, consequentemente, diminuir o preconceito e a discriminação associados às doenças mentais no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada