Dessa forma é imperativo reconhecer que a mídia por não falar sobre a doação de órgãos promove o atual cenário. Isso ocorre porque muitas pessoas são contra a doação é como resultado ela perderia audiência em sua programação. Como consequência desse processo, percebe-se que existem muitos obstáculos em relação a esse assunto, dificultando a comunicação e informação a respeito da doação de órgãos no Brasil. Exemplo claro dessa circunstância são todas as informações que a mídia deixa de comunicar devido a perca de seus telespectadores que implica na perda de dinheiro também.
Além disso, torna-se fundamental reconhecer que pelas famílias tornarem a doação de órgãos no Brasil um assunto proibido perpetua essa situação. Esse fenômeno tem como base o fato de as famílias colocarem o corpo como algo intocável e que a doação de órgãos seria uma violação ao corpo. Nesse sentido, compreende-se que a falta de informações sobre como a doação de órgãos é importante para as pessoas que precisam, transforma-se em um grande obstáculo que precisa ser ultrapassado. Ilustra-se tal realidade ao se notar que as famílias não querer que essa doação de órgão aconteça pelo simples fato de pensar que o corpo de seu parente ficaria totalmente deformado e desconfigurado.
Diante do exposto, é necessário o entendimento coletivo de que os obstáculos para a doação de órgãos no Brasil se dão pela falta de informações. Assim, para solucionar tal problemática, o Governo Federal, por meio de um Decreto Federativo, deve criar um Programa Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos, com a finalidade de incentivar e esclarecer todas as dúvidas sobre como realmente essa doação acontece e como é importante. Em suma, esse Programa deve estabelecer um projeto de lei a ser votado no congresso que garanta uma nova regulamentação das mídias sociais obrigando-as a exibir campanhas de doação de órgãos, além de garantir as famílias uma preparação básica sobre como todo o procedimento da doação ocorre e explicando todas as dúvidas que possam surgir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada