Por Duduhazengan
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#52608
No Brasil, a temática das marcas relacionadas as doenças mentais na sociedade brasileira, é bastante presente, entretanto, pouco discutido. Na Grécia Antiga, o termo estigma designava às marcas feifas nos escravos e prisioneiros, pessoas excluídas socialmente. Assim, vale destarcar-se, apesar de não serem marcas físicas, muitas pessoas são marcadas com o preconceito, por causa da falta de informações a respeito desses transtornos e pela cultura da "vida perfeita" imposta pela sociedade.
Nesse sentido, vale destacar-se, primeiramente, a falta de informações sobre as doenças mentais e as marcas deixadas por elas. Segundo uma pesquisa da ``OMS´´, um a cada vinte brasileiros sofrem de depressão. Apesar de ser um dado alarmante e preocupante, esse fato é ignorado pela sociedade, e pouco explicado pelos órgãos da saúde e Estado, assim, aumentando o preconceito e as estigmas deixadas nessas pessoas.
Além disso, a cultura da ``vida perfeita´´ é, cada vez mais, imposta pela sociedade. A tentativa de se ``encaixar´´ em modelos de felicidade, criados pelas mídias sociais e por muitos famosos, gera uma ideia de que, quem possui uma doença mental, como depressão, ansiedade entre outros transtornos, não é ``normal´´. Desse modo, causa mais preconceito nas pessoas e aumenta as marcas associadas a essas doenças mentais no país.
Portanto, é dever do Ministério da Saúde, elaborar campanhas, em escolas, locais públicos e mídia, por meio de psicólogos e especialistas nessa área, a fim de informar com mais precisão e detalhamento, a respeito desses transtornos mentais e as estigmas deixadas por elas. Ademais, é importante que os mesmos, enfatize, mais nas redes sociais, que todos podem sofrer com essas doenças, e oferecer ajuda a essas pessoas, com o intuito de atenuar o número de casos no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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