Por RafaelReis
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#52396
No que se refere ao racismo e discriminação social, o Brasil é um dos países
com as maiores taxas de intolerância. Desse modo, percebemos que o problema
não é só local mas também global, o que ocasiona em movimentos de manifestação
e problemas como violência e injustiça.
Certamente, países com a abolição da escravidão tardia, tendem a
apresentar mais problemas referentes a isso, como é o caso dos Estados Unidos e
Brasil. Por conta de seu recente passado histórico, nesses países, pessoas não só
negras mas também aquelas que pertencem a uma baixa classe social, precisam se
esforçar o dobro para terem um bom emprego, uma escola, uma boa vida, e muitas
vezes acabam nem conseguindo. Isso se comprova nas taxas de desemprego, na
qual a de pessoas carentes é cerca de 5,2 vezes maior do que a de pessoas de alta
classe, segundo uma pesquisa do Ipea no Brasil.
Além disso, a violência também é um problema preocupante, recentemente
vemos diversos casos sendo expostos nos noticiários e nas redes sociais. Porém
não é o caso de que a violência contra negros tenha aumentado, a diferença entre
antes, é que agora elas passaram a serem filmadas, como é o caso de George
Floyde nos EUA, o de João Alberto no Brasil, entre diversos outros acontecimentos.
Esses ocorridos têm gerado um sentimento de repúdio nas pessoas, o que acabou
por gerar o movimento “vidas negras importam”.
Dessa forma, percebe-se que há uma falha nas políticas educacionais do
Estado, as quais deveriam fornecer equidade e oportunidade de estudo a todos,
como uma solução para as altas taxas de desemprego. Além do mais, deve-se
enfatizar a importância da igualdade social e racial, tanto na formação de novos
cidadãos quanto na proposta de campanhas educacionais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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