Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52354
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental”, pensa em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
Disponível em: https://saude.abril.com.br - Acesso em: 27 de jul. 2020 (adaptado).
TEXTO II
A origem da palavra “estigma” aponta para marcas ou cicatrizes deixadas por feridas. Por extensão, em um período que remonta à Grécia Antiga, passou a designar também as marcas feitas com ferro em brasa em criminosos, escravos e outras pessoas que se desejava separar da sociedade “correta” e “honrada”. Essa mesma palavra muitas vezes está presente no universo das doenças psiquiátricas. No lugar da marca de ferro, relegamos preconceito, falta de informação e tratamentos precários a pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e outros transtornos mentais graves.

Achar que a manifestação de um transtorno mental é “frescura” está relacionado a um ideal de felicidade que não é igual para todo mundo. A tentativa de se encaixar nesse modelo cria distância dos sentimentos reais, e quem os demonstra é rotulado, o que progressivamente dificulta a interação social É aqui que redes sociais de enorme popularidade, mostram uma face cruel, desempenhando um papel de validação da vida perfeita e criando um ambiente em tudo deve ser mostrado em seu melhor ângulo. Fora dos holofotes da internet, porém, transtornos mentais mostram-se mais presentes do que se imagina.
https://www.abrata.org.br - Acesso em: 27 de jul. 2020 (adaptado).

TEXTO III
TEMA ENEM 2020 - O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.png
https://zenklub.com.br - Acesso em: 27 de jul. 2020 (adaptado).

PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Por XxDamastco
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52388
esse foi sanguinário, suei muito pra escrever. Boa sorte a todos que participaram do evento.
1
Avatar do usuário
Por heroinanne
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52390
foi minha primeira redação, acho que não consigo tirar uma nota boa.
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52409
Foi tenso... :?

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52466
alguém pode me enviar a foto da folha de redação digitalizada para eu colocar a proposta aqui?

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52503

@Francis Bacon , a folha de redação acho impossível ter, porque tem que entregar ela depois. Só o rascunho que pode ficar. Eu tirei uma foto dos textos motivadores que acho que é o que você está falando. Só que eu escrevi na folha. Peço desculpas.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Por XxDamastco
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52522
Geralcinoj escreveu:Falei sobre a saúde mental, não do estigma dela. :cry: E ainda nem falei em momento algum sobre doença mental. Não sei como que vai ser. :oops:
o tema era amplo, admitia falar sobre doença mental, saúde mental,coronavirus e o psicológico(dava pra fazer sim!), negligência governamental e entre outras áreas além, chego a pensar que não seria possível tangenciar o título "pressão psicológica na escola" pois engloba,sim a sociedade (perceba que deixaram a sociedade em geral no texto motivador 1 e na estatística do txt.4, que tocou na economia) , é bem fechado mesmo o título,mas está engoblando o termo "sociedade", assim não seria possível tangenciar assuntos específicos como trabalho, escola, futuro, coronavirus, doenças (paranóia do covid), redes sociais e em diante. Enfim, dava pra citar MUITOS temas mesmo. Posso estar errado pois confesso que não sou o cara que gosta de interpretar nada, meu negócio é ler o título e jogar a caneta

A proposta foi interessante, mas não esperava logo saúde mental devido a aqueles que perderam entes pro covid, na atualidade, brutal de for olhar assim pro tema, perder a família e depois ter que escrever sobre como foi a merda da sua saúde mental ? :/ Bruto d+. Sequer imagino o que se passa na cabeça do enem... Achei horrível essa proposta!!!! 200k de mortos e decidem "doenças mentais" sendo que tá todo mundo um lixo por estar trancado dentro de casa ,vendo todo mundo contaminado, usar alcool em gel no enen!!! e usar uma merd* de máscara ????? , paranóia toca alto irmão(ã). Enfim, péssimo tema, confesso que foi difícil pra mim dissertar algo tão quente, imagine os aspectos citados acima e a pressão de perder um ano! de estudos! pra um terma merd*. Deveria ser algo no campo da educação digital ou tecnologia mesmo, aí sim seria um bom tema para todos sem tocar no psicólogico de todo mundo como tocaram, pelo menos no meu, é claro que ando péssimo. Imagine pro cara que perdeu a mãe. Sem contar as questões objetivas que respondi só 40 de 90, tá difícil pra todo mundo, preto ,branco, azul, amarelo, marron, rosa, verde e etc. Ainda tem a história das cotas "raciais",nem vou falar nada a respeito disso. O Brasil tá uma bagunça mesmo >:v
1
Avatar do usuário
Por gabszeyo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52583
Eu estava muito nervosa, chorei boa parte da noite antes de dormir, eu estava bem abalada pra fazer a prova e com medo de ir por causa do covid. Eu fiz a redação mas minha cabeça não conseguia pensar em nada. Minha redação ficou assim:

Na Grécia Antiga, a palavra estigma tinha o significado de deixar marcas feitas com ferro quente em criminosos, escravos e outras pessoas. Hoje, essa palavra tem o efeito diferente como o preconceito e a falta de informação em relação as doenças mentais no Brasil.
Em primeira análise, o preconceito associado a sociedade brasileira pode causar a ideia que um transtorno mental é "frescura". Em dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, sendo assim, percebemos que é necessário discutir sobre como a saúde mental deve ser priorizada para as pessoas obter mais conforto.
Sob esse viés, nota-se que a falta de informação em relação as doenças mentais, como a depressão. A sociedade da internet criou um estereotipo de "pessoa feliz", que de acordo com o site abrata: "A tentativa de se encaixar nesse modelo cria a distância dos sentimentos reais(...)" , o indivíduo percebendo que não se encaixa no padrão acaba menosprezando a si mesmo.
Portanto, deve-se agir o Ministério da Saúde junto com o Governo Federal implantar em mídias sociais uma propaganda que seja positivista para os cidadãos de doenças mentais. Aplicar aulas e palestras em escolas falando sobre a importância da saúde mental para os adolescentes. Assim, pode-se amenizar o estigma associado na sociedade brasileira.

//lendo ela de novo agora, percebo que vou tirar uma nota baixa, eu estudei só por três meses pro enem e me arrependo de não ter começado antes. :( :(
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52585
XxDamastco escreveu:
Geralcinoj escreveu:Falei sobre a saúde mental, não do estigma dela. :cry: E ainda nem falei em momento algum sobre doença mental. Não sei como que vai ser. :oops:
o tema era amplo, admitia falar sobre doença mental, saúde mental,coronavirus e o psicológico(dava pra fazer sim!), negligência governamental e entre outras áreas além, chego a pensar que não seria possível tangenciar o título "pressão psicológica na escola" pois engloba,sim a sociedade (perceba que deixaram a sociedade em geral no texto motivador 1 e na estatística do txt.4, que tocou na economia) , é bem fechado mesmo o título,mas está engoblando o termo "sociedade", assim não seria possível tangenciar assuntos específicos como trabalho, escola, futuro, coronavirus, doenças (paranóia do covid), redes sociais e em diante. Enfim, dava pra citar MUITOS temas mesmo. Posso estar errado pois confesso que não sou o cara que gosta de interpretar nada, meu negócio é ler o título e jogar a caneta

A proposta foi interessante, mas não esperava logo saúde mental devido a aqueles que perderam entes pro covid, na atualidade, brutal de for olhar assim pro tema, perder a família e depois ter que escrever sobre como foi a merda da sua saúde mental ? :/ Bruto d+. Sequer imagino o que se passa na cabeça do enem... Achei horrível essa proposta!!!! 200k de mortos e decidem "doenças mentais" sendo que tá todo mundo um lixo por estar trancado dentro de casa ,vendo todo mundo contaminado, usar alcool em gel no enen!!! e usar uma merd* de máscara ????? , paranóia toca alto irmão(ã). Enfim, péssimo tema, confesso que foi difícil pra mim dissertar algo tão quente, imagine os aspectos citados acima e a pressão de perder um ano! de estudos! pra um terma merd*. Deveria ser algo no campo da educação digital ou tecnologia mesmo, aí sim seria um bom tema para todos sem tocar no psicólogico de todo mundo como tocaram, pelo menos no meu, é claro que ando péssimo. Imagine pro cara que perdeu a mãe. Sem contar as questões objetivas que respondi só 40 de 90, tá difícil pra todo mundo, preto ,branco, azul, amarelo, marron, rosa, verde e etc. Ainda tem a história das cotas "raciais",nem vou falar nada a respeito disso. O Brasil tá uma bagunça mesmo >:v
Nossa! Eu pensei realmente nisso, mas foi por um outro lado. O lado que falo é que as pessoas teriam maior familiaridade com o tema, tornando-o mais "leve", mais pelo que vejo, destacado por você, realmente é o contrário. Que triste isso.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
57 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
40 Exibições
por uaihiagu
0 Respostas 
61 Exibições
por LeonardoVeri
0 Respostas 
49 Exibições
por samrochh
3 Respostas 
173 Exibições
por Jecianenasc
0 Respostas 
55 Exibições
por Laris21
0 Respostas 
68 Exibições
por carolinesz
0 Respostas 
54 Exibições
por Kethillynm
0 Respostas 
59 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
43 Exibições
por sbluiza

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM