Não é de hoje que se sabe que o nível de analfabetismo no Brasil é grande, principalmente em regiões mais pobres e com infraestruturas mais baixas, afinal desde sempre a alfabetização esteve ligada a questões econômicas e sociais. Apesar desta triste realidade vemos que nos últimos anos a educação no Brasil tem tido uma maior valorização por parte dos brasileiros, do próprio povo. Talvez parte dessa motivação em buscar mais pela educação esteja na indignação e revolta por ver que o governo além de corrupto tem um grande descaso com a edução nacional e não dá a devida importância aos percentuais de alfabetização e analfabetismo no país que, para pleno século XXI, é uma vergonha.
Organizações e instituições que veem trabalhando e contribuindo para que o nível de alfabetização no Brasil cresça investem em projetos de incentivos e ajuda destinada às famílias e comunidades mais pobres para que estas tenham motivação e condições de dar início ou continuidade aos estudos.
Finalmente, é lastimável concluirmos que a população tem tido que tomar atitudes e partido de ações que cabem ao governo, porém, é também honroso reconhecer que tais ações não só têm contribuído para que os números de alfabetizados no país venha crescendo, como também significam a educação e alfabetização vêm ganhando mais olhares e recebendo a devida valorização, mesmo que aos poucos, cuidando não só do presente como também do futuro do país, em especial o educacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.