Sob essa perspectiva, convém enfatizar o impacto do esporte na vida socioeconômica de milhares de pessoas. O jogador de futebol Neymar Junior, por exemplo, saiu da marginalização e pobreza através do esporte e atualmente é um dos melhores jogadores do mundo. De maneira análoga, jovens da periferia buscam um futuro nas atividades desportivas para romper o ciclo de pobreza que estão inseridos e conseguir se integrar na sociedade brasileira contemporânea. Dessa forma, o incentivo e o investimento financeiro nesses jovens é essencial para a redução da desigualdade.
Além disso, é imperativo destacar como o esporte corrobora para a inclusão social ao estimular a participação de indivíduos portadores de necessidades especiais. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, a prática esportiva é a principal atividade de inclusão de deficientes na esfera grupal. Desse Modo, o esporte promove a socialização, a criação de vínculos e cria a sensação de pertencimento naqueles que são excluídos socialmente. Nessa lógica, é de extrema importância que exista professores e ambientes capacitados para trazer a melhor experiência para essas pessoas.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de ações para consolidar o esporte como uma ferramenta de inclusão social. Para tanto, compete ao Governo, junto ao Ministério da Educação - órgão responsável pelo ensino no brasil - investir na criação de centros esportivos, aulas gratuitas em áreas periféricas e maior incentivo dentro de escolas por meio de professores capacitados e palestras mostrando a importância das atividades desportivas na vida de tantas pessoas, com o fito de reproduzir o sucesso de vida de Neymar Junior e tantos outros atletas que superaram a desigualdade por meio do esporte.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada