Primeiramente, a falta de programas de formação continua costuma ser um dos principais desafios enfrentados pelos professores nas salas de aula. De acordo com a Lei nº 9.394 de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, diz no 1º parágrafo que a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, devem colaborar e promover na formação inicial, continuada e na capacitação dos profissionais de magistério. Portanto a efetivação da formação continuada ainda é um processo complexo, e todo processo complexo demanda certo tempo para a consolidação. Sendo algo que não acontece com facilidade e muitos educadores relutam em mudar.
Além disso, a ausência de professores licenciados, eleva as dificuldades em ensinar apropriadamente. Segundo o levantamento feito no início do ano pela ONG Todos Pela Educação com dados do Censo Escolar mostrou que apenas 32,8% dos professores que trabalham nas séries finais do ensino fundamental têm licenciatura na área em que atuam. Afetando no desempenho dos estudantes, que em todas as etapas de ensino são decepcionantes. Sendo o reflexo da qualidade da educação que lhes é oferecida.
Em suma, a falta de investimento na formação de professores na atualidade é um desafio complexo e precisa ser combatido. Diante do exposto, é necessário Secretárias de educação, como o MEC, que é o braço do governo responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação (PNE), efetivesse programas que ofereçam cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada para professores da educação básica. Logo, tal ação pode ser feita por meio do sistema de ensino à distância(EAD), com o intuito de melhorar a qualidade do docente para o ganho da aprendizagem do aluno. Ademais, através do Governo, poderia ser feito a criação de novas licenciaturas, em especial na rede privada de ensino ou pela via da EAD.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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