De acordo com os teóricos contratualistas Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau, o Estado teria como finalidade administrativa e regulamentar a vida em sociedade, fornecendo proteção aos indivíduos. Porém, esse objetivo não consegue ser alcançado, fato que altera a lógica de funcionamento social. Essa mudança traz consequências negativas à mente humana, que, por estar acostumada com uma forma organização de mundo, tem dificuldade em se adaptar à mudança repentina. Portanto, atribui-se ao Estado influência sobre os casos de ansiedade e depressão nesse contexto.
Além disso, é importante ressaltar que a falta de contato dos indivíduos entre si também é um fator contribuinte para o desenvolvimento de distúrbios mentais. Segundo Aristóteles, o ser humano é um animal político-social por natureza, e, portanto, tende a viver em comunidade.
Contudo, algumas medidas devem ser tomadas. Para isso, ONGS(Organização Não Governamentais) podem oferecer atendimento psicológico gratuito, com o objetivo de ajudar a população, especificamente as camadas populares a lidar com a situação adversa. Ademais, as médias sociais , detentoras de grande influência no mundo contemporâneo, devem promover o encontro entre pessoas com o intuito de levar entretenimento. Dessa forma, talvez, seja possível evitar que a ansiedade e a depressão tenham um fatídico fim.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.