Diante desse cenário, destaca-se o machismo histórico como causa do problema. No livro "Casa-Grande Senzala", o sociólogo Gilberto Freire descreve uma população centrada no homem branco, o senhor dominador não só da sua propriedade, mas de todas as áreas da sociedade. Nesse sentido, Freire denuncia a predominância do masculino como cooperador do apagamento da mulher e da indiferença para com suas atividades, a exemplo do futebol. Logo, não é plausível que a nação ainda mantenha o pensamento retrógrado evidenciado pelo sociólogo.
Ademais, a falta de investimento é um grave problema. Sob esse viés, o ativista político Martin Luther King, afirma que "a injustiça num lugar é uma ameaça a justiça em todo lugar". Desse modo, a diferença do capital investido pelo governo e pelas grandes marcas entre o futebol feminino e masculino, que vêem o futebol masculino como mais rentável, se torna um empecilho para a valorização do papel da mulher no futebol. A profunda desigualdade vai de encontro ao objetivo a que se refere o artigo 3.º da Carta Magna: construir uma sociedade justa e solidária.
Portanto, é evidente que se deve buscar caminhos para a valorização do papel da mulher no futebol. Para isso, cabe a Confederação Brasileira de Futebol, em parceria com grandes marcas, repudiar todo e qualquer ato de machismo no ambiente esportivo, por meio de propagandas nas mídias televisiva e digital que estimulem a participação e a valorização cada vez maior das mulheres no futebol e investimentos públicos e privados em times femininos, a fim de dar mais visibilidade ao futebol feminino e atenuar as disparidades em relação ao futebol masculino. De sorte, assim, cumprir-se-á a sociedade assegurada pela Constituição Federal
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada