Em primeira análise, é válido ressaltar que as fake news são disseminadas principalmente pelos aplicativos de conversa, um advento característico da era da informação. Segundo o sociólogo espanhol Manuel Castells, em seu livro “Sociedade em rede”, deu-se início a uma nova fase do capitalismo, chamada de Informacional, na qual há um grande fluxo de informações, via internet, devido ao avanço tecnológico e à globalização. Nesse viés, depreende-se que pelo fato desses aplicativos da era informacional terem alcance global em um tempo significativamente curto, acabam se tornando armas de pessoas mal intencionadas.
Além disso, é importante frisar que a falta de conhecimento digital por parte da população colabora para esse maior alcance das notícias falsas, visto que não são orientadas devidamente a investigar as informações que têm acesso. De acordo com o ativista político Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo. Dessa forma, é evidente que se as pessoas fossem melhor direcionadas e educadas em relação às fake news, seria uma grande contribuição para o combate delas.
Fica evidente, portanto, que as falsas informações são um perigo que deve ser solucionado na sociedade brasileira. Nesse sentido, é papel do governo, como detentor do bem-estar social, promover mais propagandas sobre como identificar as fake news, por meio dos veículos midiáticos de grande alcance. Também deve dar atenção à educação digital nas escolas, investindo na especificação dos professores nessa área, através de cursos, a fim de evitar que a população contribua com a difamação, injúria, e calúnia de qualquer pessoa física ou jurídica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada