A priori, é importante ressaltar que as deficiências do processo de aprendizagem brasileiro é um fator determinante para a evasão escolar. Outrossim, de acordo com o filósofo positivista Émile Durkheim, a escola é um dos pilares que influenciam o indivíduo. Consoante a isso, o sistema educativo não possui meios autênticos de ensino, ou seja, se baseia em memorização e repetição, e, por conseguinte, faz com que os estudantes não desenvolvam interesse pelos estudos, o que, consequentemente, colabora para o abandono escolar. Desse modo, é preciso que hajam mudanças no setor educacional a fim de mudar o sistema vigente.
Além disso, vale salientar que o ato de deixar de frequentar as aulas está diretamente ligado às condições socioeconômicas dos alunos. Nessa perspectiva, segundo dados do IBGE, 20% de 50 milhões de pessoas com idades entre 14 e 29 anos não terminaram alguma das etapas da educação, sendo a principal causa a necessidade de trabalhar. Em vista disso, este fator incorre de que os jovens docentes necessitam de formas de subsistência, e, consequentemente, optam por sair da escola para conseguirem emprego. Destarte, é evidente que a desigualdade interfere na persistência do estudante no ambiente escolar.
Portanto, torna-se crucial a intervenção do Estado para melhorar o quadro atual. Nesse sentido, urge que o Ministério da Educação desenvolva, por meio de projetos interdisciplinares e interclasse, programas que visam um ensino interativo, a fim de quebrar os paradigmas acerca da educação sistemática e incentivar o aluno a aprender de forma efetiva a engajada. Além disso, o Governo Federal deve, por meio de bolsas-auxílio, oferecer ajuda financeira mensal à estudantes de baixa renda, de acordo com a sua frequência escolar, a fim de que os mesmos sejam incentivados a estudar sem a desigualdade como principal entrave. Por fim, somente assim será possível reduzir a evasão escolar, retratada em "Escritores da Liberdade".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.