Por Kynha
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De acordo com o constitucional Federal, art.6
todo cidadão tem direito a educação.
Entretanto, o que vem acontecendo no Brasil é o oposto do que foi declarado, boa parte dos brasileiros são analfabetos, pelo fato da dificuldade que teem para estudar.
Infelizmente a desigualdade é algo que vem aumentando com frequência, principalmente na educação. A maioria das escolas públicas e municipais, mesmo recebendo a "verba" tem um ensino básico de baixa qualidade, não possui os materiais adequados para as atividades e não tem o oferecimento das oficinas de leitura e interpretação.
No Brasil tem em cerca de 11 milhões de analfabetos, boa parte dessas pessoas tiveram que abandonar os estudos por conta das dificuldades que enfrentaram durante a infância, tiveram que trabalhar para ajudar seus pais.
Outros abandonam pela dificuldade que enfrentam para chegar a uma instituição escolar, por não ter um transporte público na localidade, outro motivo é o preconceito com a idade, que muitos adultos e idosos sofrem quando querem voltar a estudar, e a baixa qualidade de aulas no EJA.
Portanto, para que haja uma decadência de analfabetos, é necessário que o ministério da educação coloque igualdade para todos os estudantes, crie mais instituições de ensino nos locais desfavorecidos e façam campanhas para incentivar os alunos a voltarem para escola.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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