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Por BrendaAdnerb
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#51981
"Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê". A afirmação, atribuída ao escritor brasileiro Monteiro Lobato, ressalta a importância do hábito de leitura para a formação integral do sujeito. Em vista disso, é premente analisar a importância da literacia na infância e de que forma isso pode ser incentivado.

No seriado "Anne with an E", a protagonista vê seu mundo transformado pela leitura e, através do que aprendeu nos livros, busca soluções para os problemas de sua cidade. Tal atitude da personagem está em consonância com a realidade, já que a leitura estimula o pensamento crítico e a criatividade, proporcionando meios do indivíduo transformar sua sociedade. Dessa forma, privar uma criança desse hábito é permitir a formação de um cidadão alienado, que recebe as respostas prontas e não as questiona.

Na infância, a criança está passando pelo processo de socialização primária, portanto é nessa fase que ela está mais propícia a adquirir hábitos e valores que levará para a vida toda. É nesse momento que o papel da família é essencial, pois é através de exemplos e incentivos que a leitura será assimilada pelos pequenos, assim como o que ela proporciona. Ainda, a introdução dos livros deve ser acompanhada de criatividade e da interpretação, pois, segundo o pensador Paulo Freire, "ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção ou construção".

Considerando o exposto, vê-se necessária a adoção de políticas públicas que divulguem os benefícios da leitura na infância. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com a iniciativa privada, a criação de propagandas e a promoção de palestras para os pais, além da distribuição de livros infantis gratuitos, com exercícios de interpretação, a fim de garantir que as famílias participem da introdução da leitura aos pequenos e proporcione a formação integral desses indivíduos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 188

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por XxDamastco
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#51984
bati o olho em literacia e pensei que fosse literatura, mas essa palavra existe, de fato, airosa palavra, parabéns, ótima redação
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Por Luzirene
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#51994
Educação no Brasil
Atualmente, a educação é o fator principalmente no desenvolvimento de um pais.Ocupando a sétima posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente.
Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na velocidade com a qual crescemos.
Para exemplificar, basta lembrar que hoje o Japão é um dos país mais poderosos do mundo,mas até meados do século xx esse quadro era bem diferente. Com os atentados nucleares que quase destruíram o país, os japoneses adoraram um meta:Investiro maior montante dos recursos na educação. Este plano mudou o curso da história em desenvolvimento tecnológico em pouquíssimo tempo.
O quadro brasileiro é, entretanto, o outro lado da moeda. Nosso país investe menos de 10% do pib na educação e o que se observa é a falta de escolas, materias pedagógico escassos e um salário medíocre para os profissionais da educação. Nao é de espantar que apenas uma rara parcela dos cidadãos almeja o ramo educacional, sendo que tal profissão representa a base fundamental da maioria dos processos de desenvolvimento. Além disso a falta de inventivos, principalmente no ensino médio, nao cria expectativas aos jovens estudantes, haja vista que concluir o ensino nao significa que estes terão chance em um mercado de trabalho promissor ou em uma faculdade.Assim ,é comum encontrar indivíduos que buscam melhores condições de vidano exterior.
Portanto, podermos concluir que o desenvolvimento de um país está diretamente ligado a educação.
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Por Luzirene
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#52193
Educação no Brasil !!
Atualmente, a educação é o fator principalmente no desenvolvimento de um pais.Ocupando a sétima posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente.
Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na velocidade com a qual crescemos.
Para exemplificar, basta lembrar que hoje o Japão é um dos país mais poderosos do mundo,mas até meados do século xx esse quadro era bem diferente. Com os atentados nucleares que quase destruíram o país, os japoneses adoraram um meta:Investiro maior montante dos recursos na educação. Este plano mudou o curso da história em desenvolvimento tecnológico em pouquíssimo tempo.
O quadro brasileiro é, entretanto, o outro lado da moeda. Nosso país investe menos de 10% do pib na educação e o que se observa é a falta de escolas, materias pedagógico escassos e um salário medíocre para os profissionais da educação. Nao é de espantar que apenas uma rara parcela dos cidadãos almeja o ramo educacional, sendo que tal profissão representa a base fundamental da maioria dos processos de desenvolvimento. Além disso a falta de inventivos, principalmente no ensino médio, nao cria expectativas aos jovens estudantes, haja vista que concluir o ensino nao significa que estes terão chance em um mercado de trabalho promissor ou em uma faculdade.Assim ,é comum encontrar indivíduos que buscam melhores condições de vidano exterior.
Portanto, podermos concluir que o desenvolvimento de um país está diretamente ligado a educação.
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