No seriado "Anne with an E", a protagonista vê seu mundo transformado pela leitura e, através do que aprendeu nos livros, busca soluções para os problemas de sua cidade. Tal atitude da personagem está em consonância com a realidade, já que a leitura estimula o pensamento crítico e a criatividade, proporcionando meios do indivíduo transformar sua sociedade. Dessa forma, privar uma criança desse hábito é permitir a formação de um cidadão alienado, que recebe as respostas prontas e não as questiona.
Na infância, a criança está passando pelo processo de socialização primária, portanto é nessa fase que ela está mais propícia a adquirir hábitos e valores que levará para a vida toda. É nesse momento que o papel da família é essencial, pois é através de exemplos e incentivos que a leitura será assimilada pelos pequenos, assim como o que ela proporciona. Ainda, a introdução dos livros deve ser acompanhada de criatividade e da interpretação, pois, segundo o pensador Paulo Freire, "ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção ou construção".
Considerando o exposto, vê-se necessária a adoção de políticas públicas que divulguem os benefícios da leitura na infância. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com a iniciativa privada, a criação de propagandas e a promoção de palestras para os pais, além da distribuição de livros infantis gratuitos, com exercícios de interpretação, a fim de garantir que as famílias participem da introdução da leitura aos pequenos e proporcione a formação integral desses indivíduos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.