Em primeiro lugar, vale ressaltar que a família exerce uma influência enorme sobre o desenvolvimento da linguagem de seus filhos, em que o ambiente familiar, sobretudo durante a primeira infância, é decisivo para o futuro escolar das crianças. Nesse sentido, um dos mais importantes educadores brasileiros, Paulo Freire, produziu uma obra famosa: “Pedagogia do Oprimido”, no qual apresenta que os pais mostrassem opressoras ao depositar a responsabilidade da educação no filho somente nas escolas e nos profissionais de ensino. Essa ideia está sendo mostrada no Brasil, pois muitas famílias ignoram sua responsabilidade na educação dos filhos.
Por outra lado, é necessário lembrar que no Brasil existe uma cruel desigualdade social, em que as instituições de ensino mais privilegiadas estão concentradas nas regiões sul e sudeste, além de várias ofertas de emprego que oferecem salário suficiente para a sustentação familiar. Ao contrário do que é apresentado por outras regiões periféricas, onde tem falta de estrutura necessária para oferecimento de aprendizagem adequado, além do trabalho infantil frequente para garantir a sobrevivência de suas famílias. Desse modo, a educação é disponível de forma injusta, em que a alfabetização entre crianças mais ricas é ate 6 vezes maior que entre as pobres, segundo a Secretaria da Educação.
Afinal, é necessário que o Estado tome providencias para amenizar o quadro atual. Por isso, o ministério da educação deve, a partir da libertação de verbas financeiras, investir no desenvolvimento das instituições de ensino em áreas mais afetadas, principalmente nas regiões norte e nordeste do país, garantindo assim uma educação mais igualitária. Além de adotar o hábito de leitura, por lado das famílias e escolas, que os incentiva para ter um bom desempenho em seus estudos. Somente assim será possível preservar a alfabetização infantil no Brasil, garantindo o surgimento de jovens e adolescente como a protagonista Liesel.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada